Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na tarde da última sexta-feira (12), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu membros da diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), para apresentar a Expo Japão 2017. O evento, que irá ocorrer de 14 a 18 de junho deste ano na sede da ACEL, é realizado pela entidade representante da comunidade nipo-brasileira de Londrina. Durante a visita, o prefeito foi convidado oficialmente a participar do evento, e foi solicitado ainda que a Prefeitura de Londrina continue sendo parceira do evento.

Segundo Marcelo, a Expo Japão já é uma tradição da cidade de Londrina. “Para que as pessoas tenham uma ideia, ela tem a mesma idade que a Exposição Agropecuária, realizada pela Sociedade Rural. A colônia japonesa possui uma importância fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e região, faz parte da nossa história. Temos cerca de 20 mil descendentes de japoneses em Londrina. Então a Prefeitura irá participar, oferecendo todo o apoio, pois eventos como esse levam o nome da nossa cidade para todo o País de maneira positiva”, frisou.

Dentre os presentes, o vereador Eduardo Tominaga aproveitou para destacar o apoio que a Prefeitura tem oferecido na realização do evento nos últimos anos. “Essa parceria com a Prefeitura tem sido muito produtiva. A Expo Japão faz parte do calendário da cidade, é um evento muito importante, e todos os secretários, mais uma vez, se demonstram muito solícitos aos nossos pedidos de apoio institucional”, destacou.

Segundo o vereador Jairo Tamura, a presença da colônia japonesa em Londrina remonta ao surgimento da cidade. “Dentre os pioneiros de Londrina, haviam muitos japoneses. E a Expo Japão é uma festa que atrai muitos visitantes, apresentando a cultura japonesa tradicional, assim como várias inovações na área agropecuária. Por isso, a participação da Prefeitura de Londrina é extremamente importante”, afirmou.

O coordenador geral da Expo Japão 2017 e vice-presidente da Acel, Luciano Matsumoto, apresentou ao prefeito e secretários municipais várias informações sobre o evento. Neste ano, a previsão de público é de 30 mil pessoas, com a presença de mais de 30 grupos culturais, e praça de alimentação com capacidade de atender duas mil pessoas. “Teremos do tradicional ao contemporâneo. A 56ª Exposição Agrícola trará uma amostra dos principais cultivos da comunidade nipônica. E a VI Agro Inovatec terá ciclos de simpósios e palestras”, contou.

Matsumoto citou também algumas novidades previstas para esta edição da Expo Japão. Haverá uma exposição para comemorar os 40 anos da irmandade entre Londrina e Nishinomiya, exposição e workshops com o artista plástico nissei Carlos Kubo, e a realização do Festival Paranaense de Bom Odori. “Buscamos, junto a diversas parcerias, atividades para que o público possa interagir, e não apenas contemplar. Nossa programação será extensa, em todos os dias, com o objetivo de divulgar a tradicional cultura japonesa, preservando seus valores para as próximas gerações. E esse é o nosso grande desafio, manter valores como o respeito e reverência aos mais velhos, a coletividade, pois poderão permear a comunidade em que vivemos”, ressaltou.

A organização da Expo Japão 2017 prevê ainda a participação de grupos de idosos, em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso. A expectativa é que sejam realizadas atividades e gincanas típicas da cultura japonesa. E para os alunos da rede municipal, serão programadas oficinas culturais e esportivas, durante a visita à feira.

Também participaram os secretários municipais de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouti; Cultura, Caio Julio Cezaro; Assistência Social, do Idoso e de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura; Defesa Social, Evaristo Kuceki; Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacyr Sgarioni; presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete; e o chefe de Gabinete, Bruno Ubiratan. Da diretoria da Acel, compareceram o presidente de honra do Conselho, Yasuo Hirama; 1º secretário, Fernando Yogi; e os vice-presidentes Milton Tizuo Tsuruda e Luzia M. Y. Deliberador Liberatore.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.