Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Marcelo Belinati, recebeu, em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (25), a visita da delegada do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Iara Laurek Dechiche, e de sua equipe, a escrivã Giovana Malfati e o investigador Joelcio Cruz.

Eles estiveram acompanhados do vereador Junior Santos Rosa, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Lívia Graziela Pini, da assessora administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Rosana Acosta Marchese, que representou a secretária da pasta, Maria Teresa de Moraes, e do gerente regional 2 da Educação, Junior Cesar Dias de Jesus.

A visita da equipe do Sicride a Londrina foi um convite do vereador Junior Santos Rosa. Um dos motivos foi apresentar, ao prefeito, o projeto “Crianças em Alerta”, que leva dicas de segurança para alunos das escolas municipais. O trabalho já vem sendo desenvolvido em Curitiba, onde mais de 2.000 crianças receberam orientações.

O prefeito Marcelo Belinati deu total apoio ao projeto e se colocou à disposição da equipe do Sicride, para que o trabalho possa ser desenvolvido na cidade, ressaltando a importância de realizar ações preventivas como as do projeto “Crianças em Alerta”. A intenção, em Londrina, é que o trabalho seja realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Nucria.

A delegada Iara Laurek Dechiche explicou que o trabalho é desenvolvido pela equipe do Sicride, composta por policiais e psicólogos. Segundo ela, nas visitas às escolas os profissionais conversam com os alunos, distribuem material informativo e exibem um vídeo, com dicas de segurança. “Tudo é feito de maneira bem lúdica, onde brincando as crianças vão aprendendo o quanto é perigoso ter contato com pessoas que elas não conhecem”, contou.

A equipe do Sicride pretende fazer uma capacitação com os profissionais do Nucria e outras entidades ligadas à criança e ao adolescente, para que possam atuar no trabalho que deverá ser realizado nas escolas de Londrina. O projeto poderá também se estender para outras cidades da região, caso haja interesse de outros prefeitos. Além de Curitiba, a iniciativa já está sendo estendida para a região metropolitana, como em Piraquara e Araucária.  

O vereador Junior Santos Rosa falou sobre a importância da implantação do projeto em Londrina. “Ele ensina, aos pais e também às crianças, como se prevenir de situações de risco, podendo evitar tanto abusos sexuais quanto desaparecimento de crianças”, disse. Segundo Rosa, a intenção é alertar a sociedade, para que não haja mais casos de crianças desaparecidas ou vítimas de violências.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.