Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina tem amizade histórica com o Japão e uma comunidade japonesa forte e atuante nas mais diversas áreas

No sábado (30), o prefeito Marcelo Belinati recebeu, em seu gabinete, a visita do cônsul-geral do Japão no Paraná, Takagi Masahiro, e o vice-cônsul, Sotaro Higaki. Acompanham a visita, o deputado federal Luiz Nishimori, os vereadores Eduardo Tominaga e Matheus Thum, além de representantes da comunidade nipônica em Londrina.

O prefeito disse que receber o cônsul e o vice-cônsul na cidade de Londrina é uma honra. Segundo ele, Londrina tem história com a colônia japonesa, com empresários, agricultores, profissionais liberais e pessoas dos mais diversos segmentos da cidade, descendentes de japoneses, que ajudaram a construir a beleza da cidade. “Essa visita objetiva estreitar, cada vez mais, os laços entre Londrina e o Japão. Estamos trabalhando no sentido de criar missões, do Japão para Londrina e de Londrina para o Japão, para que possamos ampliar parcerias com instituições educacionais, e também para atrairmos mais empresas e indústrias para nossa cidade”, contou.

O prefeito lembrou que Londrina já possui a Praça Tomi Nakawa e que o município está trabalhando, junto com a comunidade japonesa, em um projeto para construir um memorial que conte toda a história da imigração japonesa para o Brasil, em especial a história da colonização da cidade de Londrina pela população japonesa. “Isso será uma forma de homenagear e de estreitar os nossos laços e, acima de tudo, de criar a possibilidade cultural das nossas crianças e da nossa população entenderem um pouco mais da história de Londrina”, enfatizou.

O cônsul-geral do Japão no Paraná, Takagi Masahiro, destacou que a visita foi para reafirmar a amizade histórica com Londrina. “Temos, aqui, uma comunidade japonesa muito forte, mantendo a nossa cultura e contribuindo em muitas áreas, como na política, econômica e cultural. O governo japonês quer continuar contribuindo, de muitas formas, inclusive em projetos de saúde e educação, cuidados com idosos e pessoas com deficiências”, afirmou.

Entre os representantes da comunidade nipônica que acompanharam a visita do cônsul, estavam o presidente da Aliança Cultura Brasil-Japão em Londrina, Eduardo Suzuki, o ex-vereador Roberto Kanashiro e os empresários Atsuo Yoshi e Ywao Yamamoto; além do vice-prefeito João Mendonça e o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.