Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ginásio é localizado em terreno estadual; documento com o pedido foi entregue ao governador Beto Richa

Desde 1972, ano em que foi inaugurado, o Ginásio de Esportes Professor Darci Côrtes, conhecido com Moringão, ocupa área em terreno de propriedade do Estado do Paraná. E nesta semana, o prefeito Marcelo Belinati solicitou, via ofício, que a área do Moringão seja cedida ao Município. O governador Beto Richa recebeu o pedido ontem (6), e a expectativa é que o projeto de lei formalizando a doação seja encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado ainda este mês.


Para o prefeito de Londrina, a doação do Estado ao Município vai regularizar definitivamente a situação do ginásio, que foi construído pela Prefeitura com recursos municipais. “Isso gerou inúmeros problemas para a Prefeitura ao longo dos anos. Eu conversei com o governador, ele se sensibilizou com a solicitação e está encaminhando um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, doando em definitivo aquele terreno onde hoje se localiza o Moringão, para o município de Londrina”, explicou.


O prefeito agradeceu a recepção do governador, que deverá efetuar a doação do terreno após o projeto de lei ser aprovado na Assembleia Legislativa. “Para conseguir melhorias, recursos para reformar, ampliar e deixar o ambiente do ginásio cada vez mais agradável e seguro, precisamos ter o domínio da área. Agradeço ao governador Beto Richa e toda a equipe do governo do Estado pela sensibilidade em ceder, em definitivo, o terreno onde fica o ginásio do Moringão para a Prefeitura. Moringão que já foi palco, e continua sendo, de inúmeros eventos esportivos de todas as modalidades, de shows, formaturas, ou seja, faz parte da história da nossa cidade”, ressaltou.


Segundo o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, o projeto de lei é muito importante, pois a transferência viabiliza grandes reformas no espaço e evita vários entraves burocráticos. “Pequenas reformas já foram feitas, como a troca de portas de incêndio. Agora enviamos um projeto, via Copel, para melhorar a iluminação; emenda parlamentar para trocar o teto e análises de estrutura. Mas, para grandes melhorias, nós precisamos que o Município seja o responsável legal pelo ginásio”, explicou.

 
Há 45 anos o Moringão é palco de eventos esportivos, como jogos de Ligas Nacionais de Handebol, Basquetebol, Voleibol e Futsal; Jogos Escolares; Jogos da Juventude; campeonatos; além de receber shows e festivais. Somente em 2017, cerca de 30 eventos foram realizados no ginásio, entre eles os campeonatos brasileiros de Karatê e de Taekwondo; os paranaenses de Jiu Jitsu e de basquetebol e, ainda, espetáculos que são sucesso de público, como o Aplause, que existe há 28 anos na cidade e lotam as cadeiras do Moringão. “Com a aprovação do projeto e as reformas realizadas, os eventos serão feitos de forma mais facilitada e vários outros eventos de grande porte poderão entrar na agenda. Não podemos esquecer que o Moringão é um dos principais espaços de esporte e lazer da cidade de Londrina e a população é sempre bem-vinda”, concluiu Madureira.


Moringão

O ginásio tem capacidade para receber aproximadamente 6mil pessoas, contendo cadeiras em toda a sua arquibancada, com espaços reservados para cadeirantes e obesos. O espaço possui, ainda, 10 banheiros masculinos; 10 banheiros femininos; dois banheiros para pessoas com deficiência; 15 cabines para imprensa; um camarote; quatro vestiários; dois placares eletrônicos e 12 climatizadores.
N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.