Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Percurso de bicicleta entre Londrina e Maringá, com extensão de 120 km, será realizado no dia 21 de maio; mais de 1.200 pessoas se inscreveram para participar da atividade

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu ontem (28) a visita dos organizadores do desafio “Rota das Catedrais”, Peterson Oliveira e Luciana Costa Oliveira. Programado para o dia 21 de maio, a partir das 7h, o evento consiste em um percurso de bicicleta com 120 km de extensão, realizado entre as catedrais de Londrina e Maringá.

Além de presentear Marcelo com uma camiseta da atividade, os visitantes o convidaram a comparecer à largada do desafio, que será na Catedral Metropolitana de Londrina. Ao todo, 1.250 participantes oriundos, em sua maioria, de 83 municípios da região estão inscritos para o evento, cujo ponto de chegada é a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, no município do noroeste paranaense. A ação conta com apoio da Prefeitura de Londrina, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia Municipal de Trânsito e Organização (CMTU) e Guarda Municipal de Londrina.

O prefeito Marcelo parabenizou os organizadores, e ressaltou que essa é uma iniciativa positiva para Londrina em diversos aspectos. “Temos mais de mil participantes vindo de quase cem cidades do Paraná e do Brasil, o que é uma dimensão incrível para um evento. Além disso, essa atividade envolve o estímulo às boas práticas esportivas e à promoção da saúde, faz um resgate histórico dos pontos que estão no trajeto e conecta as duas grandes metrópoles do norte do Paraná, Londrina e Maringá, que são cidades irmãs”, frisou Marcelo.

De acordo com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, o alto índice de adesão ao evento mostra que, no período pós-pandemia, o interesse da população por atividades ao ar livre é bastante forte. “As pessoas estão buscando, cada vez mais, espaços abertos e atividades que envolvam o esporte e a cultura. Com base nessa tendência, estamos trabalhando, sob orientação do prefeito, para que tenhamos condições de trazer o maior número possível de eventos para Londrina”, destacou.

O organizador Peterson Oliveira contou que esta é a quarta edição do desafio, e também a que recebeu o maior número de inscrições dentre todas as já realizadas. Oliveira salientou que o evento é promovido desde 2017, mas não pôde ser realizado em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19.

“A pandemia gerou uma demanda represada, porque as pessoas ficaram sem poder ir a eventos e competições esportivas. Além disso, durante esse período, muita gente começou a andar de bicicleta ou treinar, porque não podia ir para a academia ou fazer outras atividades esportivas. Originalmente, tínhamos disponibilizado mil vagas, mas 10 dias após a abertura das inscrições, elas se esgotaram. Por isso, abrimos mais 250 vagas que também foram rapidamente preenchidas”, afirmou.

Segundo a organizadora do desafio, Luciana Costa Oliveira, a atividade contará com a participação de pessoas de diversos estados brasileiros. “Temos inscritos não só do Paraná, mas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Assim, esse evento contribui para divulgar a região norte do Paraná e movimentar o setor turístico, porque muitos dos participantes ficam hospedados em hotéis, seja antes da largada ou depois da chegada”, pontuou.

Infraestrutura

Durante o trajeto, que tem duração de cerca de 10 horas, os ciclistas percorrerão aproximadamente 90 quilômetros de estradas rurais e 30 quilômetros em trechos urbanos, em uma jornada que perpassa paisagens naturais, fazendas e sete igrejas históricas. O evento conta com uma infraestrutura que inclui seis pontos de hidratação e alimentação, além da presença de profissionais especializados de saúde e três ambulâncias para atender os participantes que necessitem.

Além disso, na chegada, será montada uma estrutura para receber os atletas, incluindo espaço de bem-estar com massagem, fisioterapia e equipe de enfermagem; espaço gastronômico e tendas de empresas parceiras, que entregarão brindes e amostras de produtos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.