Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina está sendo avaliada como possível primeira cidade brasileira a receber uma unidade da faculdade de línguas e cursos profissionalizantes

Ontem (9), o prefeito Marcelo Belinati recebeu, em seu gabinete, o Sr. Masumi Shimizu, presidente da escola japonesa Nippon Academy. Trata-se de um complexo que abrange uma faculdade de ensino de língua japonesa e cursos profissionalizantes, voltada a receber estrangeiros que desejam aprimorar o idioma e concorrer a vagas mais qualificadas no mercado de trabalho, para além da mão de obra convencional. A instituição fica localizada na cidade de Maebashi, na província de Gunma, a 100 km da capital Tóquio.

O proprietário japonês, que também atua na rede hoteleira, está visitando o Brasil pela primeira vez, onde busca firmar parceria para implantar, de forma inédita, um centro físico da Nippon Academy no País, visando o treinamento de intercambistas. Shimizu mencionou ao prefeito Marcelo que Londrina poderá ser a primeira cidade brasileira a ganhar um centro de treinamento da instituição. “A ideia é trazer nossa metodologia de ensino, instalar um polo da escola para capacitar pessoas interessadas em estudar, trabalhar e conhecer a cultura do Japão, sejam eles descendentes de japoneses ou não, de qualquer parte do Brasil”, adiantou.

O processo de análise sobre a implantação de uma unidade no Brasil está em andamento. No momento, Londrina é uma das prioridades, juntamente com São Paulo (SP), por possuir uma forte comunidade nipônica e ser um centro universitário. Outro local que está sendo prospectado na América do Sul é a cidade de Lima, capital do Peru.

Segundo o empresário, as articulações sobre um possível projeto a ser desenvolvido em Londrina vem ocorrendo mediante parceria com a empresa brasileira Living Japan, que presta assessoria no setor de intercâmbio educacional para o Japão, e com o Colégio Mãe de Deus, que cederia suas instalações para receber as atividades. O colégio também foi visitado por ele durante a passagem por Londrina.

Na visita ao gabinete do prefeito, Shimizu recebeu das mãos de Marcelo um guia informativo sobre Londrina e disse que ficou encantado com a beleza da cidade e a hospitalidade dos moradores. “Fui muito bem recebido e achei Londrina uma cidade linda, com vários elementos da natureza ocupando a área urbana. Espero que Londrina e Maebashi possam se aproximar e, agora, aguardo uma visita do prefeito quando ele for ao Japão”, disse.

O prefeito Marcelo comentou com o empresário sobre as relações de coirmandade de Londrina existentes com as cidades japonesas de Nishinomiya e Nago. Ele também contou que esteve no Japão, em 2017, vivenciando uma experiência muito positiva e enriquecedora. Ainda disse que deve retornar ao país asiático em breve, com previsão de nova visita em novembro deste ano. “Temos grande influência do Japão no pioneirismo e desenvolvimento de Londrina. Seria mais um orgulho poder receber este projeto que ajudará muitos estudantes e trabalhadores a conhecer o Japão e buscar boas oportunidades de estudo e trabalho”, destacou.

O brasileiro Vinicius Hikaru Akimoto, que é professor da Nippon Academy em Maebashi, e diretor da instituição na América do Sul, informou que a empresa atua há 30 anos neste segmento e conta hoje com 1.400 alunos, de 20 nacionalidades diferentes. A empresa atua também em países como Mongólia, Indonésia, China e Vietnã. “Todos aprendem a língua japonesa e possuem visto de estudante para morar no Japão, e depois podem estender sua licença ou obter visto especial de profissional, com a possibilidade de ingressar diretamente no mercado de trabalho e morar para sempre no país, caso desejem”, disse.

Akimoto disse que a faculdade Nippon Academy ainda oferece cursos profissionalizantes de hotelaria, Tecnologia da Informação (TI), gastronomia, agronomia, além de técnica em enfermagem para formar cuidadores de idosos. “Atualmente, cerca de 30% da população japonesa corresponde a cidadãos com 70 anos ou mais, e o país vem buscando capacitar mão de obra qualificada estrangeira. Os estudantes aprimoram o idioma japonês e podem ter acesso a cursos superiores ou técnicos”, completou.

Também estiveram presentes no encontro, no gabinete do prefeito, a Irmã Rosa Maria, gestora administrativa do Colégio Mãe de Deus, junto a outros representantes deste colégio, o vereador Jairo Tamura, e o diretor da empresa Living Japan, Marco Antonio Miyazaki.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.