Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recepcionou na tarde de ontem (29), em seu gabinete, a comitiva da cidade japonesa de Nishinomiya, que está em Londrina para uma visita oficial em celebração aos 40 anos do convênio de coirmandade firmado entre as cidades. Participaram do encontro os 19 integrantes da comitiva, composta por autoridades governamentais e lideranças empresariais da cidade japonesa e da província de Hyogo, que é coirmã do Estado do Paraná.

A abertura do encontro ficou a cargo da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, que tocou uma versão do hino nacional do Japão, além de canções caipiras tradicionais. Também estiveram presentes no evento o deputado federal Luiz Nishimori, secretários municipais, lideranças do Executivo e do Legislativo, além de membros de associações ligadas à cultura japonesa em Londrina e de outros órgãos locais.

Marcelo deu as boas-vindas aos integrantes da comitiva de Nishinomiya e enfatizou que a colonização e a cultura japonesa tiveram papel preponderante no desenvolvimento de Londrina. “Me sinto muito feliz e honrado em ser prefeito de Londrina quando as cidades celebram os 40 anos de irmandade, tendo a feliz oportunidade de receber a todos de braços abertos em nossa cidade. Tenho profunda admiração pelo povo japonês há muito tempo e, agora, posso retribuir o carinho, a amizade e o respeito que eu recebi quando visitei Nishinomiya, há cerca de um mês”, disse.

O prefeito ainda ressaltou aos visitantes que, dos 600 mil habitantes que Londrina tem hoje, cerca de 20 mil pertencem à colônia japonesa, que, com sua tradição e dedicação ao trabalho, foi fundamental para que o município pudesse crescer em vários segmentos e construir a qualidade de vida que possui hoje. “Nosso objetivo é intensificar a relação com a cidade japonesa, para que os laços possam ser ampliados e se fortaleçam cada vez mais. Queremos aproveitar o potencial das parcerias de intercâmbio já existentes entre universidades e, com isso, promover também  parcerias no setor comercial, com a ideia de trazer para Londrina alguma empresa de Nishinomiya. As duas cidades se colocam de portas abertas”, completou.

O vice-prefeito de Nishinomiya e chefe da delegação, Norio Kakeda, que veio pela primeira vez a Londrina, disse ter ficado surpreso com a calorosa recepção que a comitiva vem recebendo da população local durante a visita. “Agradeço de coração a todo o povo de Londrina, às crianças que nos trataram com grande carinho e às autoridades que nos receberam de maneira tão respeitosa e atenciosa, isso é muito emocionante. Acredito que são os laços que constroem o futuro, e eu sinto que os laços entre as duas cidades estão cada vez mais sólidos. Espero que a amizade seja duradoura e, em novas etapas, se transformem em intercâmbios empresariais”, destacou.

Já o presidente da Câmara Municipal de Nishinomiya, Akira Iwashita, vem a Londrina pela terceira vez. A última oportunidade foi em 2008, nas celebrações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. “Retorno a Londrina com muita alegria no coração, sinto nostalgia e emoção, pois considero a cidade muito linda e com uma história rica marcada pela cultura japonesa. Desejo, sinceramente, que essa trajetória de irmandade perdure sempre, mantendo a amizade e o respeito construído entre as partes”, comentou.

Ao final do encontro, o prefeito Marcelo Belinati e os representantes de Nishinomiya trocaram algumas lembranças e os integrantes da comitiva japonesa puderam provar, ainda, uma bebida refrescante e tipicamente brasileira: o caldo de cana.

Laços - O deputado federal Luiz Nishimori, que lidera a Missão Econômica Diplomática e de Amizade Brasil-Japão, também participou do encontro. Ele ressaltou a importância dos 40 anos do convênio de coirmandade e conversou no idioma japonês com os integrantes da comitiva de Nishinomya. “Para nós, que trabalhamos na articulação do diálogo entre as nações de Brasil e Japão, é uma enorme alegria estar aqui hoje, mais uma vez, celebrando o aniversário desse convênio que é muito importante e que deve, também, trazer benefícios para as cidades nas áreas de comércio e negócios. Agradeço ao prefeito Marcelo e a todos aqui presentes, que fizeram essa recepção digna, alegre e muito brasileira aos nossos irmãos de Nishinomiya”, afirmou.

O empresário Ywao Miyamoto, da Associação de Intercâmbio Nishinomiya-Londrina, disse que Londrina pode aproveitar a parceria com sua co-irmã para fortalecer o intercâmbio cultural, econômico e político. “Nós visitamos Nishinomiya em abril, junto com o prefeito Marcelo, e estivemos em uma grande fábrica de saquê e em uma empresa forte no ramo de doces, pelo qual a cidade é muito conhecida, além de sua tradicional panificação. Os dirigentes dessas empresas demonstram interesse em investir no Brasil e essa é uma oportunidade para Londrina trocar conhecimentos e mandar jovens estudantes para lá, com o objetivo de obter frutos com essa relação”, enfatizou.

Nostalgia – Para Toshihiko Tan, 87 anos, membro da Associação de Intercâmbio Nishinomiya-Londrina, o marco dos 40 anos de história da parceria de coirmandade tem um significado ainda mais especial. Em 1971, quando presidia a Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), Tan fazia parte da equipe de assessores do prefeito da cidade, Dalton Paranaguá. Naquele ano, foi um dos responsáveis por iniciar os primeiros diálogos diplomáticos entre Londrina e a cidade do Japão, quando fora agraciado com uma bolsa do Ministério de Relações Exteriores do Japão. A pedido do prefeito, levou uma carta ao prefeito da cidade japonesa, que mais tarde, em 1977, se tornaria co-irmã de Londrina, em convênio firmado no dia 11 de maio.

“Moro em Londrina desde 1935, portanto, cresci juntamente com a cidade. Estou muito feliz por estar aqui comemorando os 40 anos dessa história que eu ajudei a construir. Para mim, essa ocasião é como uma árvore que foi semeada e agora floresceu. Acredito que Londrina deve explorar melhor o potencial de Nishinomiya, que fica em uma região essencialmente universitária e de grandes oportunidades. Já estive seis vezes por lá e creio que um intecâmbio mais forte pode beneficiar ainda mais as cidades”, destacou.

O retorno da comitiva de Nishinomiya está marcado para quarta-feira (31), de manhã, quando os japoneses viajam para Foz de Iguaçu e depois para São Paulo.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.