Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é fomentar o emprego para os bons profissionais, que se formam todos os anos em uma das escolas técnicas e universidades da cidade

Ontem (30), o prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei Municipal nº 13.211, de 23 de abril de 2021. Ela institui no calendário oficial de comemorações municipais, o Dia de Incentivo ao Primeiro Emprego. Ele deverá ser celebrado, anualmente, em 24 de abril.

Segundo o autor da lei, o vereador Giovani Augusto Pereira de Mattos, o objetivo é fomentar o primeiro emprego para os bons profissionais, que se formam todos os anos, em uma das escolas técnicas e universidades da cidade. “Nós temos diversos centros profissionalizantes, universidades e faculdades muito boas em Londrina. Porém, apesar de formarmos jovens, eles saem de Londrina. Por isso, nossa intenção é que essa lei gere interação entre as instituições de ensino e o setor produtivo, sindicatos e associações comerciais e de classe, para que eles cheguem mais próximo do empresariado e consigam, ainda no período de formação, adentrarem no mercado de trabalho”, explicou Mattos.

Na prática, a ação visa chamar a atenção das instituições ligadas ao trabalho, emprego e renda para a troca de conhecimento e de informação, que possam facilitar a contratação de mão de obra local. Para isso, a intenção é estimular a realização de palestras, treinamentos, cursos, seminários e outros eventos que atraiam os empresários ao público estudante, futuro trabalhador. Entre as atividades que podem ser realizadas estão oficinas de confecção de currículos e de como se portar diante de uma entrevista de emprego.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o Dia Municipal de Incentivo ao Primeiro Emprego vem ao encontro do bom momento vivido pela população de Londrina. Isso porque, segundo ele, a cidade está em um processo de transformação e crescimento visto em poucos municípios brasileiros. “Os vereadores são aqueles que trazem as demandas legítimas da população e essa é uma delas. Sabemos que Londrina tem uma mão de obra qualificada e está vivendo um momento especial. Apesar da pandemia, nossa cidade está recebendo investimentos e a vinda de empresas, indústrias e empreendimentos, que geram centenas de empregos, movimentam a economia local e melhoram a qualidade de vida da nossa população”, disse Marcelo.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) divulga semanalmente as vagas abertas na cidade. Os cargos envolvem todos os perfis de trabalhadores. Assim, o interessado encontra oportunidades que não exigem escolaridade até aquelas que requerem ensino superior completo. Os cidadãos interessados podem acessar o site da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br/trabalho) e ver a lista completa de oportunidades. Aqueles que precisarem de ajuda para emitir a carteira de trabalho ou se cadastrarem no aplicativo de vagas de emprego, como o Emprega Brasil. A Secretaria Municipal do Trabalho também atende pessoalmente, por meio de agendamento. Ela funciona das 8h às 14h, e a agenda é aberta diariamente, às 8h, no site www.londrina.pr.gov.br/trabalho.

O secretário de Governo, Alex Canziani, acompanhou a sanção da Lei Municipal nº 13.211, que institui no calendário oficial de comemorações municipais, o Dia de Incentivo ao Primeiro Emprego.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios