Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Norma determina que conhecimentos sobre proteção ao meio ambiente e aos animais sejam trabalhados junto aos alunos das escolas municipais

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, sancionou, na segunda-feira (17), a lei municipal no 13.331/2021, que determina a inclusão, nos programas curriculares da rede municipal de ensino, de conteúdos sobre direitos dos animais e proteção animal. Elaborada com base em projeto de lei do vereador Deivid Wisley, a norma será aplicada já no próximo ano letivo.

De acordo com o prefeito Marcelo, a nova legislação contribuirá para conscientizar a população em geral sobre a necessidade do respeito aos animais e ao meio ambiente. “Além do respeito ao ser humano, é fundamental que as pessoas protejam e cuidem dos animais, pois eles são seres dotados de emoções e mais frágeis do que nós. Por isso, os direitos dos animais são uma causa importante para a nossa gestão e ficamos felizes por poder implementar mais essa iniciativa”, disse Marcelo.

O vereador Deivid Wisley afirmou que a criação da norma é a realização de um objetivo antigo para ele, e salientou que leis semelhantes foram implantadas de forma bem-sucedida em outros municípios. “É preciso que as crianças do nosso município aprendam desde cedo noções sobre a causa animal e o que são maus-tratos, porque não são as crianças que maltratam os animais, mas sim os adultos. Por isso, quando a criança tem contato com exemplos positivos na escola e leva para dentro de casa, isso também conscientiza os adultos com quem ela convive”, frisou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que a rede municipal de ensino já trabalha conteúdos nessa área, mas procurará enfatizar ainda mais essa questão, contando inclusive com auxílio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). “A nova legislação reforça a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à proteção do meio ambiente e dos animais de estimação. Já temos diversas iniciativas em andamento nesse sentido, mas vamos reforçar essas ações e estabelecer novas estratégias para que esse trabalho chegue a todos os alunos a partir de 2022”, pontuou.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, parabenizou o vereador Deivid Wisley pela criação da nova lei e reforçou que a atual gestão municipal tem se empenhado para a garantia e defesa dos direitos dos animais. “A iniciativa do vereador Deivid Wisley, em conjunto com a sanção do prefeito Marcelo Belinati, é fundamental para que Londrina se consolide ainda mais como uma cidade que respeita os animais e seja um exemplo para o Brasil. Essa lei se soma a avanços muito importantes obtidos pela atual administração, como a implantação do Castramóvel, do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA) e do Banco de Ração, entre outras ações”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.