Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei nº 12.520, de 29 de junho de 2017, que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno. A lei é de autoria do vereador Guilherme Belinati e foi publicada no Jornal Oficial nº 3.298. Com isso, o estabelecimento que proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações está sujeito a multa.

De acordo com o texto da lei, independente da existência de áreas específicas ou exclusivas para o aleitamento, a amamentação é ato livre e discricionário entre a mãe e o filho, que decidirá o momento e o local onde deseja exercê-lo, sem qualquer restrição e intervenção de terceiros.

Em caso de descumprimento da lei, locais destinados à atividade de comércio, cultural, recreativa ou prestação de serviço público ou privado, entre outros, poderão ser multados em R$ 500,00 e, em caso de reincidência, a multa terá o valor de R$ 1.000,00. O recurso da penalidade aplicada aos estabelecimentos será integralmente revertido ou destinado ao custeio da educação infantil.

Segundo o autor do projeto de lei, vereador Guilherme Belinati, a Secretaria Municipal de Fazenda é órgão responsável por fiscalizar e multar os estabelecimentos que descumprirem a lei. “Caso a mulher sofra algum constrangimento, ela deve imediatamente chamar a polícia e, se necessário, exigir o cumprimento da lei”, informou.            

Para o vereador, é importante criar mecanismos para encorajar a amamentação sob livre demanda, ou seja, sempre e onde houver necessidade. “Portanto, a lei vem para incentivar e proteger o aleitamento em qualquer espaço, de modo a evitar constrangimentos”, destacou.

A coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma), Lilian Poli de Castro, ressaltou que considerando que toda criança tem o direito de ser amamentada, como recomenda o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), exclusivamente até o sexto mês de vida e com complementação alimentar apropriada até os dois anos ou mais, a mãe que amamenta não pode se sentir constrangida ou assediada pelo ato de amamentar.

Para Lilian, a lei poderá contribuir para que as mulheres possam realizar o aleitamento materno de forma prazerosa e saudável. “O leite materno é um alimento completo. Ele oferece a proteção imunológica e nutricional que a criança necessita para garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável durante os primeiros dois anos de vida”, salientou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.