Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lei estabelece multa para quem beber em locais públicos, como ruas, avenidas e calçadas, das 22 horas às 8 horas

O prefeito Marcelo Belinati sancionou, na terça-feira (31) a Lei nº 12.744 de 31 de julho de 2018, que restringe o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas no Município de Londrina. Com isso, fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como ruas, avenidas, calçadas e praças, entre 22 horas e 8 horas da manhã seguinte.

Além disso, também fica proibido, em qualquer horário, o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos no raio de 300 metros de estabelecimentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O descumprimento da lei poderá acarretar em multa equivalente a R$ 500,00 a cada pessoa que estiver consumindo bebida alcoólica, duplicadas as sanções a cada reincidência, nos casos citados. O dinheiro arrecadado com a aplicação das multas será revertido à Secretaria Municipal de Educação para realização de campanhas educativas e preventivas sobre o uso de bebidas alcoólicas e seus malefícios.

De acordo com a lei, poderá haver consumo de bebidas alcoólicas em alguns logradouros, próximos a bares, lanchonetes e restaurantes, apenas nos limites determinados pelo Poder Público em sua autorização e desde que a bebida seja proveniente do respectivo estabelecimento. Também quando houver evento realizado pelo Poder Público ou por particulares, mediante autorização do Poder Público.

A proposta foi elaborada pela própria Prefeitura e se justifica pelos malefícios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como ao meio ambiente, perturbação do sossego público, poluição sonora, bem como a incompatibilidade de tais atividades com a saúde dos moradores do entorno. Cidades como Umuarama, Campo Grande, Recife e Chapecó, e todo o estado do Acre, já tomaram medidas semelhantes.

Aplicação

O prefeito Marcelo Belinati informou que, com a sanção da lei, a Prefeitura passará para a segunda fase, que é a sua aplicação, para que ela não fique apenas no papel e torne-se uma realidade. Ele explicou que neste primeiro momento será estabelecido um prazo, de 30 a 60 dias, para o município executar ações educativas, com o objetivo de informar o cidadão da vigência da lei. “Vamos definir como serão estas ações em uma reunião que acontecerá ainda hoje. Passado este prazo partiremos para a fiscalização, com a aplicação de multas para os cidadãos que a descumprirem”, disse.

O prefeito enfatizou que a lei visa que todos os cidadãos sejam respeitados na cidade de Londrina. “As pessoas têm o direito de consumir bebida alcoólica, mas não podem promover barulho e algazarras em vias públicas, tirando o sossego dos moradores do entorno”, afirmou. O prefeito disse acreditar que, com a aplicação da lei, além da diminuição do barulho, deverá haver a redução de sujeiras nas calçadas, ruas e praças, e de outros malefícios que o álcool possa eventualmente acarretar, como brigas, tráfico de drogas e acidentes de trânsito.

A fiscalização da aplicabilidade da lei será de responsabilidade da Guarda Municipal de Londrina, mas o efetivo poderá atuar em parceria com outras forças de segurança da cidade. O secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, disse que Londrina está fazendo o que muitas cidades do Brasil e de outros países já fizeram. “Lugar de beber não é na rua e Londrina está dando exemplo de uma cidade que olha para o futuro”, apontou.

Kuceki explicou que a Guarda Municipal já realizava este tipo de fiscalização, contudo não existia uma lei específica sobre isso, que previa a aplicação de multas. “Agora, além de responder criminalmente por seus atos, o cidadão também será multado administrativamente. Por isso esta lei é um instrumento muito valioso para a Guarda”, frisou.

Prazos legais

Ao ser notificado, o cidadão deverá apresentar documento de identificação (CPF), além de outros dados como nome completo e endereço, e o pagamento das multas deverá ser realizado até 60 dias a contar da data do auto de infração. O infrator poderá apresentar defesa até 30 dias após o auto de infração. No caso de recurso em andamento, o pagamento deverá ser realizado até 30 dias após julgado.

Após a notificação acerca da decisão administrativa final, caso a sua defesa não seja deferida e se não houver o pagamento da multa, o Poder Público procederá à inserção do nome do infrator junto aos órgãos de proteção ao crédito, bem como poderá solicitar à Procuradoria Geral do Município que sejam inscritos em dívida ativa os autos de infração que não tenham sido pagos na esfera administrativa ou extrajudicial.

Opiniões

A presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Higienópolis, Tânia Maris Costa, acredita que esta lei vem para civilizar o consumo de bebida alcoólica na cidade. "As pessoas não serão privadas de consumir o álcool, mas não poderão agir com desrespeito ao sossego público como vem acontecendo. É intolerável a perturbação do sossego e poluição sonora que sofremos constantemente. Isso tem feito mal à saúde dos moradores, afetando nossa qualidade de vida, e temos certeza da necessidade desta lei para Londrina”, frisou.

Outro morador do Jardim Higienópolis, Moises Cardeal da Costa, coaduna com a mesma opinião. Para ele, a aplicabilidade desta lei trará inúmeros benefícios para a cidade, educando e civilizando o uso de bebidas alcoólicas em vias públicas. “Tinha que haver uma regulamentação para isso, pois temos convivido com muito barulho, todos os dias, e isso não pode continuar. Tenho certeza de que Londrina servirá de exemplo para outras cidades do Paraná e de todo o país”, salientou.

O empresário Flávio Meneghetti, representado a sociedade civil organizada, parabenizou o prefeito pela iniciativa e disse que este é o resultado de um parceria muito importante entre a sociedade civil e poderes executivo e legislativo. “Nós, como entidades, nos unimos para encontrar uma solução para um problema muito grave. Além do barulho, convivemos com muita sujeira em frente aos nossos estabelecimentos comercias e casas e isso não pode continuar. Este tipo de comportamento tem que ser limitado e coibido e acreditamos que esta iniciativa possibilitará isso”, destacou.

Também estiveram presentes na solenidade, os vereadores Ailton Nantes, presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Tamura e Pastor Gerson Araújo; o tenente-coronel, comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar, Luiz Roberto Costa; além de outros representantes das forças de segurança e a comunidade em geral.

Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.