Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além da hospedagem, serviços oferecidos incluem banho, tosa, banho medicinal e transporte para clínica veterinária; objetivo é reabilitar animais e encaminhá-los para a adoção

Para continuar a fornecer os cuidados adequados aos cães e gatos que foram vítimas de maus-tratos, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), publicou licitação voltada a contratar um serviço de hospedagem desses animais. Com prazo para receber propostas até o dia 28 de janeiro, o pregão presencial no 006/2022 abrange, além da hospedagem, as ações de banho, tosa, banho medicinal e transporte para clínica veterinária.

Conduzida pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), a iniciativa é direcionada para o atendimento de até 33 gatos e 21 cães, pelo período de um ano. O investimento realizado pela Prefeitura será de até R$ 495.811,47.

Atualmente, o serviço de hospedagem de animais da Sema atende 32 gatos e 9 cães. Como o contrato atual se encerra em breve, a nova licitação visa a continuidade do auxílio prestado a esses animais e outros que sejam apreendidos em futuras ações, e por isso o número de vagas foi expandido.

A diretora de Bem-Estar Animal da Sema, Graziella Damante, explicou que os cães e gatos contemplados pela medida são exclusivamente aqueles que foram apreendidos de lares onde sofriam maus-tratos e corriam risco de morte.

Segundo Damante, o objetivo do órgão é reabilitar esses animais e encaminhá-los para a adoção, sendo que o atendimento é feito de forma minuciosa. “É natural que os cães e gatos que estão hospedados precisem, ocasionalmente, de banho, tosa ou banho medicinal para tratamento de alguma doença. Quando recebemos do hotel a informação de que algum dos animais necessita desses procedimentos, o veterinário da DBEA faz a análise para a liberação. Em relação ao transporte de cães e gatos até a clínica veterinária, esse serviço é feito pela própria Sema em dias e horários regulares, mas quem deve realizá-lo em situações emergenciais é a própria prestadora”, frisou.

Como adotar

Quem tiver interesse em adotar um dos cães e gatos reabilitados pela DBEA deve acessar a página do órgão, onde se encontram fotos dos animais e o formulário para a adoção, assim como outras informações sobre os procedimentos (clique aqui). Após o preenchimento do formulário on-line, o órgão analisará o perfil do candidato e, caso seja aprovado, contatará o interessado para agendar a entrega do animal e a assinatura do termo de adoção.

Entre os requisitos para se adotar um cão ou gato, estão ter idade mínima de 18 anos, possuir um local apropriado para acolher o animal e oferecer a atenção e o cuidado necessários.

Denúncias de maus-tratos

Para denunciar situações de maus-tratos aos animais, a população pode acessar o formulário disponível no site da Prefeitura (clique aqui). Após o recebimento das denúncias, a DBEA encaminha suas equipes para as ações de fiscalização, sendo que os cães e gatos que se encontram em risco de morte são apreendidos pelo órgão.

Todas as situações de maus-tratos aos animais estão descritas na lei municipal nº 12.992/2019, que ampara o trabalho da Sema. Além disso, a lei federal n.º 14.064/2020 estabelece a pena de dois a cinco anos de prisão por esses crimes, além de multa e proibição da guarda do animal.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.