Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra está orçada em cerca de R$ 3,2 milhões e fica em região bastante movimentada

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, vai abrir um processo licitatório ainda esta semana, para construção de uma ponte na Avenida Soiti Taruma, no Jardim Olímpico, região Oeste, trecho de transposição do Ribeirão Esperança. Desde 2016, em decorrências de fortes chuvas que atingiram a cidade, o local encontra-se parcialmente interditado pela erosão formada na pista.

O secretário municipal da pasta, João Verçosa, explicou que desde o início da gestão do prefeito Marcelo Belinati a demanda tem sido tratada. “Quando assumimos a administração, iniciamos um trabalho de recuperação para restaurar as condições anteriores da pista, pois a chuva provocou o desabamento do muro de contenção e comprometeu a capacidade de vasão da água. Concluímos que a melhor solução, para resolver definitivamente o problema é a construção de uma ponte”, contou.
Dando sequência à solução do problema, em 2018 a prefeitura abriu um processo licitatório para elaboração de projeto completo de engenharia no trecho de transposição do Ribeirão Esperança na Avenida Soiti Taruma. Agora o projeto já está pronto.
De acordo com a Secretaria de Obras, a construção da ponte está orçada em cerca de R$ 3,2 milhões, contudo este valor poderá ser reduzido, em razão das propostas das empresas que participarem do certame. O recurso para execução do serviço será proveniente do Fundo Municipal de Saneamento e a estimativa é que o processo licitatório seja concluído em aproximadamente 100 dias, caso não haja nenhuma intercorrência durante o processo.
Segundo o secretário Verçosa, a ponte será construída ainda em 2019. “Trata-se de um obra importantíssima, por se tratar de uma via de intensa circulação de veículos, que faz ligação entre diversos bairros da região oeste, principalmente do João Turquino, Maracanã e Avelino Antônio Vieira, e de bairros de Cambé, que também utilizam a passagem. Além de propiciar maior segurança, a obra possibilitará melhores condições de tráfego na região”, apontou.
Com a execução da ponte, a prefeitura também vai corrigir algumas distorções na geometria da pista e melhorar a iluminação pública do local, a fim de aumentar a segurança da área. Verçosa disse ainda que os técnicos da Secretaria de Obras estão monitorando constantemente da pista e o aterro existente no local, e que no momento não há riscos de desabamentos. “Se houver necessidade, faremos a interdição da área, mas no momento o local está seguro”, afirmou.
Pista

Na terça-feira (22), a Secretaria de Obras executou reparos na Avenida Soiti Taruma, devido aos estragos provocados na pista pelas fortes chuvas que ocorreram em Londrina no último sábado (19). O trabalho envolveu a execução de base em brita graduada e recomposição de capa asfáltica da via.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.