Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A primeira etapa vai até junho deste ano, com a colocação de luminárias no padrão “Light Emitting Diode” (LED) em 5.021 pontos de luz de 43 bairros do perímetro urbano

A Prefeitura de Londrina apresentou, na sexta-feira (18), o plano de ação para a execução das etapas finais do programa de modernização da iluminação pública. O trabalho é conduzido pela Londrina Iluminação (LI), responsável pela manutenção e execução dos serviços na cidade.

O plano de ação das etapas finais compreende o biênio 2022/2024 do programa municipal “Londrina Cidade Iluminada”, em vigor desde 2019. Ele foi delineado em três etapas.

A primeira vai até junho deste ano, com a colocação de luminárias no padrão “Light Emitting Diode” (LED) em 5.021 pontos de luz de 43 bairros do perímetro urbano (veja no final).

A segunda vai abranger a troca de 10 mil pontos, entre julho deste ano a junho do ano que vem. E a terceira e última etapa compreenderá 17.651 pontos, de julho de 2023 até junho de 2024, perfazendo um total de 32.672 pontos.

A Londrina Iluminação já substituiu por luminárias LED um total de 29.134 antigas lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor de sódio e de vapor metálico, além dos “braços” (haste que sustenta a luminária) e dos “chicotes” (fiações embutidas nos braços) que fazem as conexões com a rede elétrica da Copel. O número corresponde a 47% do serviço a ser realizado na sua totalidade.

Para trocar toda a iluminação da cidade até o final, transformando Londrina em 100% LED, será preciso substituir os 32.672 pontos a serem anunciados, que estão em ruas, avenidas, vielas, praças, viadutos urbanos, canteiros centrais, rotatórias e jardins. Isso representa 53% de todos os pontos que precisam ser modernizados.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, dentre tantas vantagens que o LED proporciona estão a economia e a segurança: “Se trocarmos as atuais luminárias pelas mesmas potências em LED isso traz uma economia financeira grande, mas estamos querendo equacionar para aproveitar esta mesma economia e aumentar a potência das luminárias, para deixar as ruas mais claras, mais vivas e mais seguras”.

A segurança, aliás, também foi destacada pelo prefeito: “Os especialistas asseveram que uma das principais coisas que melhora a segurança pública é a iluminação. Uma rua ou uma praça bem iluminada inibe pessoas mal intencionadas”.

Duas fases

A modernização de toda a iluminação pública de Londrina consiste de duas fases: a primeira começou no final de fevereiro de 2019 e foi concluída com a colocação de LED em 24.844 pontos. A segunda e última fase teve início no ano passado e envolve um total de 36.962 pontos, com um investimento de R$ 56.550.000,00 da Prefeitura. Dentro desta fase já foram modernizados 4.290 locais – faltando, portanto, os 32.672 postes que serão concluídos até junho de 2024.

Critérios

Para montar os planos das etapas 1, 2 e 3, a Londrina Iluminação leva em consideração aspectos técnicos para a definição das prioridades: substituição das antigas lâmpadas de mercúrio (há ainda mais de 5.000 nas ruas), braços e luminárias velhas (ainda existem unidades dos anos 1970), vias arteriais e coletoras dos bairros, ruas com grande fluxo de pessoas e lugares ermos, praças e o entorno de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e creches – o chamado “cinturão de segurança”.

“Eu costumo dizer que o londrinense não precisa se preocupar, porque toda a cidade será 100% LED. Estamos caminhando para isso, só pedimos um pouco de paciência porque o município é grande. Temos que modernizar 57.650 pontos viários e outros 4.156 pontos ornamentais, que ficam em praças, canteiros, rotatórias e jardins”, destacou Claudio Tedeschi, presidente da Londrina Iluminação.

Acompanharam a apresentação do plano de ação para a execução das etapas finais do programa de modernização da iluminação pública, além do presidente da Londrina Iluminação, os diretores Alexander Fermino e Beatriz Oliveira; diversos colaboradores da empresa;  o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni e o secretário de Governo, Alex Canziani.

Confira os 43 bairros que serão atendidos na Etapa 1 de modernização da iluminação pública:

 

Bairro

Região

1

Vila Conceição/São Cristóvão/Agari

Centro

2

Vila Brasil

Centro

3

Jardim Petrópolis

Centro

4

Vila Mendonça

Centro

5

Vila Portuguesa/Pq São Lourenço/Vila Matarazzo

Centro

6

Jardim Montecarlo/Vale Verde

Leste

7

Jardim Ideal

Leste

8

Conjunto Alexandre Urbanas

Leste

9

Conjunto São Pedro

Leste

10

Jardim Aragarça

Leste

11

Jardim Guararapes

Leste

12

Jardim da Luz

Leste

13

Portal dos Pioneiros

Leste

14

Jardim Indusville

Leste

15

Jardim Padovani

Norte

16

Parque Ouro Verde

Norte

17

Jardim Belleville

Norte

18

Jose Giordano

Norte

19

Parigot de Souza/Conjunto do Café

Norte

20

Jardim Gávea

Norte

21

Residencial Santa Regina

Norte

22

Jardim dos Alpes

Norte

23

Jardim Portal de Itamaracá

Norte

24

Jardim Catuaí

Norte

25

Jardim Marieta

Norte

26

Jardim São Francisco de Assis

Oeste

27

Vila Industrial

Oeste

28

Jardim Sabará

Oeste

29

Jardim do Norte/Vila Vitória/Araucárias

Oeste

30

Jardim do Sol

Oeste

31

Jardim Santa Madalena/Nova Olinda

Oeste

32

Jardim Maria do Carmo

Oeste

33

Jardim Santiago

Oeste

34

Cj Delta/Orion/Lauro da Veiga

Oeste

35

Parque Universitário

Sul

36

Parque Mediterrâneo/Nikko/Tucano

Sul

37

Jardim Esperança

Sul

38

Jardim Acapulco

Sul

39

Parque Ouro Branco

Sul

40

Conjunto Bárbara Daher

Sul

41

Jardim Jatobá

Sul

42

Parque das Indústrias/Piazentin/Franciscato

Sul

43

Jardim Piza

Sul

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.