Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde janeiro de 2017, cerca de 120 km de asfalto foram recuperados em vias urbanas de Londrina com recape e micropavimentação

Com o objetivo de oferecer à população uma malha asfáltica de melhor qualidade, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, conta atualmente com um programa de revitalização que engloba uma série de serviços desenvolvidos com a aplicação de recursos federais, estaduais e municipais. As ações para a conservação ou reparo de ruas e avenidas estão ocorrendo com trabalhos de recape asfáltico, micropavimentação e reperfilagem, que são realizados paralelamente à operação de tapa-buracos, feita permanentemente, além de outras atividades de rotina.

Desde janeiro de 2017 até agosto de 2018, a administração municipal promoveu a recuperação de aproximadamente 120 km de asfalto em vias de todas as áreas da cidade, entre as modalidades de recape e micropavimentação. Ao todo, são 230 ruas atendidas com recuperação asfáltica distribuídas em 40 bairros. No ano passado foram atendidos 25 bairros e mais de 110 ruas. Em 2018, até agora são 15 bairros e 120 ruas contempladas com os serviços.

A recomposição da malha asfáltica da cidade pela Prefeitura vem registrando avanços com os serviços de micropavimentação, que, até agosto de 2018, já possibilitou a realização de mais de 65 km de asfalto, beneficiando as regiões norte, sul, leste e oeste. Deste total, mais de 58 km foram recuperados em 2018. A previsão é que sejam executados 80 km de micropavimentação no atual contrato. A iniciativa teve início em dezembro de 2017 e hoje está na Etapa 2. Para executar as ações o Município mantém contrato com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar).

Esta modalidade de pavimentação busca viabilizar uma recuperação asfáltica mais sólida em vários bairros que necessitavam de melhorias há muitos anos, sendo que a maioria destes apenas recebiam intervenções esporádicas de tapa-buraco. A Prefeitura está conseguindo executar asfalto de boa qualidade e a preço mais acessível por conta do convênio firmado com o Cindepar. Dessa forma, a execução do micropavimento traz melhorias a diversas regiões com um asfalto que fornece mais capacidade de impermeabilização, podendo ter vida útil de até cinco anos.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, enfatizou que depois de vários anos a Prefeitura está conseguindo oferecer soluções viáveis de médio e até longo prazo, e não apenas de tapa-buraco, para a recuperação efetiva do asfalto em Londrina. “O empenho da atual gestão municipal para obter parcerias e recursos vem possibilitando um tratamento diferente para a malha asfáltica da cidade, que tanto necessita de melhorias. As ações de recape e micropavimentação seguem com programação e, assim, bairros de todas as regiões,vários deles na periferia, estão sendo contemplados”, afirmou.

Verçosa informou que atualmente os trabalhos estão ocorrendo nos bairros Pioneiros e Dom Pedro, na região leste, e terão início, na sequência, na região norte, começando pela Avenida Curitiba, e depois no Jardim Claudia, na região sul. Outros bairros que já receberam os serviços nesta segunda etapa do contrato foram o Parque das Indústrias (região sul), Jardim do Sol e Jardim Shangri-lá B (região oeste).

Para realizar a aplicação do micropavimento, o Cindepar disponibiliza caminhões-usina e o serviço é fiscalizado e acompanhado pela Obras, que também faz o mapeamento e cronograma das áreas atendidas. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) faz a interdição das vias e a sinalização necessária.

Recape asfáltico

Em 2017, o Município promoveu a revitalização com recape atingindo a marca de 21 km. Em 2018, foram 29 km até o momento. O processo mais recente de pavimentação por recape teve início em junho deste ano, através de parceria entre o Município e o governo do Paraná. Com prazo de duração de 10 meses, a iniciativa permitirá que sejam concluídos, ao todo, mais de 66 km em recapeamento de 246 vias urbanas. “A intervenção com recape é o formato que traz maior qualidade e durabilidade na recomposição do asfalto, sendo voltada às ruas da cidade que possuem alto nível de deterioração e não receberam tratamento adequado nos últimos anos”, comentou o secretário.

Para isso, estão sendo investidos R$ 20 milhões provenientes do recurso estadual, junto à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Após pouco mais de dois meses do início desta ação, a Obras promoveu mais de 10 km de vias, em programação que já atendeu bairros da região leste, entre os quais os jardins Aragarça, Monterrey, Pérola, Guararapes e Antares. A Avenida Alziro Zarur, na região leste, foi uma das vias recapeadas, em trecho que compreende o entorno do Pronto Socorro do Hospital Universitário de Londrina (HU) até a Avenida Santos Dumont.

Dentre os vários serviços desenvolvidos diariamente pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, também há os trabalhos de reperfilagem asfáltica, necessários para preparar as ruas que recebem a micropavimentação. A atividade consiste em alinhar o asfalto para suprimir as irregularidades das vias que estão inadequadas, tornando-as aptas para receber a aplicação de micropavimento. Mensalmente, a Prefeitura vem realizando uma média de 10 a 20 mil metros quadrados deste serviço em Londrina. A massa asfáltica de recape é produzida pela usina de asfalto da Prefeitura e o serviço é aplicado por empresa contratada via processo licitatório.

Renan Oliveira/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.