Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com investimentos de cerca de R$ 200 mil em recursos próprios, iniciativa reduz tempo de espera e leva saúde para centenas de pacientes

Na última segunda-feira (3), o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, estiveram no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região central, para acompanhar o início da segunda etapa do mutirão de próteses dentárias. Na ocasião, também houve a entrega simbólica de mais de 250 equipamentos e materiais odontológicos, para uso das equipes de Odontologia da rede municipal de saúde.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o mutirão de próteses dentárias está convocando pacientes que estão em fila de espera, para fornecer cerca de 300 próteses totais, compostas pela arcada superior e inferior.

Com esta iniciativa, além de reduzir o tempo de espera atual para obter a prótese dentária, o Município tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes. Sem a dentição completa, a pessoa sofre com uma mastigação ineficiente, tem baixa autoestima, além de enfrentar dificuldades nas relações sociais e profissionais.

O secretário municipal de Saúde frisou que a expectativa para a segunda fase é produzir 300 próteses totais, que serão utilizadas por 150 pacientes da rede municipal. “Estamos dando continuidade a essa importante ação do prefeito Marcelo Belinati. Pelo mutirão de próteses dentárias, nós pudemos atender centenas de pacientes, trazendo novamente a autoestima, qualidade de vida e proporcionando uma vida saudável a essas pessoas. Ontem, lançamos a segunda etapa do mutirão, visando a continuação desses atendimentos com custeio exclusivo da Prefeitura de Londrina. Na oportunidade, o prefeito Marcelo Belinati também fez uma entrega simbólica, para a equipe de odontologia, de mais de 250 equipamentos que vão reforçar toda a rede de atendimento em saúde bucal do Município”, detalhou.

Na primeira fase do mutirão de próteses dentárias, dentre os 180 pacientes agendados e convocados, 138 fizeram o tratamento completo, que abrange consultas e retornos realizados no CEO. Estes pacientes receberam, do Município, 276 próteses totais para substituir os dentes faltantes.

E, acompanhando o lançamento da segunda fase do mutirão, a Prefeitura vai iniciar a distribuição dos equipamentos recém-adquiridos para as clínicas odontológicas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o CEO. Os novos instrumentos incluem mais de 200 micromotores e canetas de alta rotação, 51 fotopolimerizadores e um amalgamador.

Atendimento

Para obter ou substituir sua prótese dentária, o paciente deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, onde deve ser avaliado pelo dentista. Caso não seja preciso realizar nenhum procedimento prévio, como cirurgias ou extrações, ele é inserido na lista de espera da rede municipal.

Ao serem convocados, estes pacientes retiram a guia na UBS, documento que informa o dia e horário da consulta no Centro de Especialidades Odontológicas. O tratamento para confecção das próteses inclui avaliações, moldes e testes, e é necessário que o usuário compareça em todos os retornos para obter suas próteses.

O mutirão de próteses dentárias da Prefeitura de Londrina deverá beneficiar mais de mil pessoas que estão aguardando pelos procedimentos. Para garantir o atendimento a todos os pacientes convocados pelo mutirão, o CEO está funcionando em horário diferenciado, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 22 horas. Além desse período, o CEO funciona também em horário regular, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.