Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Coordenada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), iniciativa oferece meios para o aperfeiçoamento e implementação de mecanismos de controle interno

Com o objetivo de aprimorar seus mecanismos internos de detecção e combate à corrupção, a Prefeitura de Londrina, por meio de diversos órgãos e secretarias, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). Promovida pela Rede de Controle da Gestão Pública, e coordenada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), a iniciativa oferece meios para o autodiagnóstico e desenvolvimento de ações voltadas à transparência, por parte de organizações públicas.

No âmbito da administração municipal, estão participando da iniciativa a Procuradoria-Geral do Município (PGM); a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD); a Controladoria-Geral do Município (CGM); o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). Também aderiram as secretarias municipais de Governo; de Planejamento, Orçamento e Tecnologia; do Ambiente; de Saúde; da Educação; de Gestão Pública; de Políticas para Mulheres; e de Recursos Humanos, entre outras.

O controlador-geral do Município, Newton Hideki Tanimura, explicou que o convite para a participação no programa foi encaminhado pela CGU aos municípios. Segundo Tanimura, no Paraná, somente Londrina e Curitiba tiveram a possibilidade de contemplar órgãos e secretarias municipais específicos. “As outras cidades precisaram aderir com suas administrações municipais, de forma geral, sem fazer a separação por secretaria ou órgão. Em Londrina e Curitiba, isso foi possível porque as duas cidades têm mais de 500 mil habitantes, e são divididas em diversas entidades públicas de grandes dimensões”, disse.

O procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, frisou que, entre as principais atribuições da PGM, estão o desenvolvimento e promoção de políticas de prevenção e combate à corrupção. Por isso, o órgão está empenhado na iniciativa, tendo concluído a primeira fase e inclusive adquirido o direito de utilização da marca oficial do PNPC no Instagram.  “A Procuradoria-Geral do Município está sempre aberta a novas propostas que visem a eficiência e o interesse público. Nossa meta é manter Londrina como exemplo de prestação de serviços públicos e transparência, uma vez que já é considerado o Município mais transparente do Brasil”, destacou.

De acordo com o presidente da Cohab, Luiz Cândido de Oliveira, o órgão decidiu participar do PNPC porque a transparência dos atos administrativos da gestão é uma de suas prioridades. “Vamos efetuar as adequações necessárias para atender a todas as recomendações. Dessa forma, poderemos corrigir e aperfeiçoar o que for preciso, consolidando cada vez mais os nossos mecanismos de controle interno”, afirmou.

Fases

A primeira etapa do PNPC é o preenchimento de um questionário autoavaliativo, composto por 33 questões e dividido em cinco eixos: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Disponibilizada por meio da plataforma e-Prevenção, do TCU, a atividade deve ser finalizada e entregue pelos órgãos participantes até o dia 20 de setembro. Baseado nas respostas fornecidas, o sistema vai gerar, automaticamente, um relatório individual e um plano de ação, que serão enviados aos representantes de cada órgão. Esses documentos apresentarão sugestões para a melhoria de ações já existentes e a implementação de boas práticas, voltadas à prevenção de atos de corrupção e à segurança para a tomada de decisões pelos gestores públicos.

As propostas serão embasadas por materiais disponibilizados pelo PNPC, como orientações, manuais e treinamentos, que poderão ser utilizados no ritmo definido pela própria gestão da organização. Além disso, a plataforma e-Prevenção ficará permanentemente à disposição dos gestores, para que possa auxiliá-los no acompanhamento do progresso de suas organizações.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.