Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Localizada no Jardim Maracanã, a unidade atenderá uma média de 2 mil famílias por mês, com a oferta de diversos serviços e benefícios

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), entrega nesta quinta-feira (30), às 9h, a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Oeste A. Localizada na Rua Adelina Piqueti Barrios, s/n, no Jardim Maracanã, a unidade atenderá uma média de 2 mil famílias por mês, com a oferta de diversos serviços e benefícios. Entre os bairros que serão atendidos pela nova sede, estão o Jardim Maracanã, Olímpico, João Turquino, Parque Universidade, Sabará e outros. Ao todo, essa área de abrangência inclui cerca de 10 mil famílias.

Anteriormente, o CRAS Oeste A funcionava em um edifício localizado na Rua Severino Peba Rolim, no 373. A nova unidade, que é mais espaçosa e moderna, tem uma área total de 212,54 m2  e conta com recepção, três salas de atendimento, duas salas coletivas, uma sala de coordenação, cozinha, almoxarifado e sete banheiros adaptados.

O investimento total feito pela Prefeitura na obra foi de R$ 731.969,95, dos quais R$ 390 mil provêm de emenda parlamentar obtida pelo prefeito Marcelo Belinati, quando era deputado federal. O prédio foi construído em 10 meses pela empresa Makino Construções Civis Eireli, contratada através de licitação.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, destacou que a nova sede possui uma estrutura voltada para proporcionar um atendimento de qualidade à população e condições de trabalho adequadas para a equipe. “O CRAS Oeste A vai oferecer ações importantes às famílias em situação de vulnerabilidade da região, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. As 10 mil famílias atendidas por aquela unidade terão garantidas três formas de segurança: a acolhida, a sobrevivência por meio dos benefícios municipais e o acompanhamento contínuo. Além disso, as equipes também farão atendimento em grupos, regularização de documentos e encaminhamento para outros serviços. Tudo isso será feito em um prédio espaçoso, com todas as condições de acessibilidade e padrões de excelência”, disse.

PAIF

Entre as principais ações realizadas pelos CRAS, está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família. A iniciativa visa prevenir a ruptura dos vínculos familiares, promover o acesso e usufruto de direitos à população e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.

O PAIF atua por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Esse trabalho social também abrange ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.