Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Voluntários que atuam pela Secretaria Municipal do Idoso, ou via projeto da UEL, prestam apoio aos idosos diante das dificuldades causadas pelo novo coronavírus

Com o objetivo de apoiar os idosos que estejam em situação vulnerável durante a pandemia do novo coronavírus, e evitar que eles contraiam ou transmitam o vírus, a Prefeitura de Londrina está apoiando projeto realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), “UEL pela Vida e contra o Novo Coronavírus”.

As secretarias municipais do Idoso (SMI) e Assistência Social (SMAS), contribuíram no desenvolvimento do projeto universitário. De acordo com a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, a secretaria apoiou o projeto de extensão desde o início, ajudando na articulação. “Foi realizado um contato com a SMAS e com a universidade, no qual repassamos informações para que fosse feito o levantamento das necessidades dos idosos que moram sozinhos”, comentou.

Segundo a pró-reitora da PROEX e coordenadora do projeto, Mara Solange Dellazora, essas informações ajudaram no desenvolvimento da ação. “Nos foi passado uma listagem dos idosos, com números para contato, para que pudéssemos identificar e fazer um levantamento de quais idosos precisam de ajuda. E, desta forma, oferecer auxílio a eles”, frisou.

Para a pró-reitora de Extensão, a iniciativa tem como objetivo aproximar-se dos idosos e orientá-los sobre a importância de ficar isolados em casa neste momento. “Com a saída desses idosos nas ruas, eles tendem a ficar vulneráveis e o risco aumenta consideravelmente de contrair a Covid-19. O objetivo do projeto é oferecer ajuda, desde o contato telefônico, buscar alimentos, e outras atividades, para que eles possam ficar em casa protegidos”, destacou.

O atendimento dessa população tem sido realizado por voluntários, entre servidores, professores e estudantes. A pró-reitora comentou que, a partir da inscrição desses voluntários, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) publica o edital de chamamento, conforme a necessidade e demanda, para atender os serviços oferecidos pelo projeto.

Reprodução

As inscrições para voluntários ainda estão abertas, e podem participar professores, servidores e estudantes. Para aqueles que tiverem interesse, o cadastro pode ser feito na página da UEL, mediante preenchimento do formulário da PROEX (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTpDrGpqr2U_9NOLMDLgwaxAD2NKcVf4jMOxNPfPoMS5XxyQ/viewform).

Atendimento da SMI

A Secretaria Municipal do Idoso, através da campanha de voluntários promovida pela Prefeitura, continua realizando atendimentos às pessoas idosas que estão em situação de isolamento social, oferecendo apoio social e psicológico. A solicitação pode ser feita pelo 0800-4000-140.

Outras medidas são os grupos de WhatsApp, com orientações sobre a Covid-19, dicas de saúde, e grupos de socialização. Aos idosos que desejarem entrar no grupo, o acesso pode ser solicitado através do WhatsApp (43) 3375-0334, ou por ligação para este mesmo número. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.