Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra de ampliação deve ser iniciada em meados de março, assim que for concluída a instalação de terminal provisório na Avenida Sylvio Barros

A Prefeitura de Londrina iniciou planejamento prévio das obras de reconstrução e ampliação do Terminal Urbano Milton Gavetti. Licitada com valor final de R$5,817 milhões, a reconstrução deve iniciar na segunda quinzena de março, assim que for finalizado o terminal provisório. Ontem (20), representantes das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Obras e Pavimentação (SMOP), Gestão Pública, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e da construtora Regional Planejamento e Construções Civis, que executará os serviços, se reuniram para definir as primeiras atividades.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, esse alinhamento entre todas as áreas envolvidas é necessário para a definição do plano de trabalho, antecipando quais medidas devem ser aplicadas para o bom andamento dos serviços. “Essa é uma determinação do prefeito Marcelo Belinati, e que estamos aprimorando, envolvendo todas as secretarias e órgãos envolvidos no processo de uma obra de infraestrutura como essa. A reconstrução desse terminal irá afetar centenas de pessoas, por ali trafegam muitos veículos, e há um shopping ao lado, então é preciso começar e encerrar dentro do prazo. Em busca disso, estamos discutindo tudo que envolve essa obra, como ela será executada, quais as etapas e prazos. Isso serve não só para evitar atrasos, mas também minimizar o impacto que uma intervenção desse porte pode trazer”, ressaltou.

Uma das primeiras ações necessárias para a reconstrução é a instalação de um terminal provisório. O diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, adiantou que ele ficará na Avenida Sylvio Barros, ao lado da obra. “Isso deve facilitar o acesso do usuário nas proximidades do terminal, ou seja, mesmo com as obras o usuário não precisará se deslocar para outra região e realizar seu embarque, desembarque e a integração com outras linhas”, citou.

A CMTU fará ainda a sinalização do entorno, inclusive viária, por conta das mudanças no trânsito. “Faremos a sinalização viária das áreas de interdição da Avenida Sylvio Barros, tanto no sentido centro como no sentido região norte, e vai haver ali uma modificação no acesso, tanto dos ônibus como dos demais veículos. Nossa previsão é no dia 16 de março iniciar o uso do terminal provisório, para que comecem as obras de reconstrução do novo terminal”, explicou.

A nova estrutura do Terminal Urbano do Milton Gavetti vai ampliar a área total, com mudanças na cobertura e construção de nova pista para tráfego dos ônibus. A expectativa é oferecer mais conforto aos usuários, e acomodar um número maior de pessoas.

O prazo máximo para a reconstrução do termina do Milton Gavetti é de 330 dias, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.  “A reconstrução deve iniciar pela demolição da cobertura. Esse será o primeiro trabalho que a construtora deverá fazer para, efetivamente, fazer as marcações das pistas, iniciar a construção e fazer as bases. O terminal terá uma terceira pista, a área de cobertura será maior, com telhas termoacústicas para minimizar o calor dentro da edificação, entre várias outras melhorias”, citou o diretor de Edificações Públicas da SMOP, Fernando Tunouti.

Para o diretor Técnico da Regional, José Marcos da Rocha, o encontro de ontem (20) foi muito produtivo. “Hoje tivemos essa reunião inicial, para identificar quais as primeiras medidas que devem ser tomadas pela Prefeitura e pela empresa. Ao longo das próximas semanas discutiremos o plano de trabalho em si, com as atividades que serão executadas lá no terminal. É uma obra importante, que vai afetar a comunidade ao redor do terminal. É muito bom que as partes se envolvam de forma produtiva, e que haja uma sinergia entre a empresa e a Prefeitura. Assim, os problemas que surgirem serão solucionados rapidamente, e dentro da normalidade do processo”, concluiu.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.