Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades foram retomadas ontem (24), seguindo medidas de segurança e higienização contra o coronavírus; para organizar logística de retorno, "Feira do Cincão" adia volta para 3 de maio

Em transmissão ao vivo, pela internet, realizada ontem (24), o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, detalhou como será o funcionamento das feiras livres em Londrina após a retomada das atividades econômicas. A decisão pela reabertura foi aprovada na quinta-feira (23) à noite, em reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP), formado por profissionais de saúde e médicos especialistas para monitorar a situação do novo coronavírus na cidade.

Durante o anúncio, do qual participou também o presidente da União dos Feirantes, Silvio Costa, ficou estabelecido o uso obrigatório de máscaras tanto para os comerciantes quanto para os clientes. No caso dos primeiros, é indispensável ainda a utilização de luvas de proteção.

As barracas, que serão montadas a uma distância mínima de dois metros umas das outras, terão de ostentar cartaz de conscientização sobre as formas de prevenção à Covid-19. As estruturas, assim como balcões, máquinas de cartão e outras superfícies, também precisarão ser higienizadas constantemente com álcool em gel – artigo que deverá permanecer sempre à disposição dos frequentadores.

Não será permitido o consumo de alimentos nas feiras. Mesas e cadeiras serão retiradas dos espaços para evitar que isso aconteça. Dessa forma, pastéis, espetinhos, comida japonesa e outros produtos preparados no local só estarão disponíveis para solicitação a distância de um metro, retirada, porém com aproveitamento em domicílio.

Outra novidade é a eliminação de bacias e outros utensílios para a escolha dos itens. As quitandas terão de oferecer sacolas plásticas para que o consumidor coloque nas mãos antes de tocar nas frutas, legumes e verduras. Por fim, ficou determinado também que cada comerciante ficará responsável pela orientação quanto a possíveis aglomerações em frente às bancas, devendo alertar e orientar os clientes quanto aos riscos da prática.

Durante a live de divulgação das medidas, o presidente da CMTU destacou e agradeceu a sensibilidade do prefeito Marcelo Belinati em ratificar a decisão do COESP de autorizar a reabertura das feiras. “A categoria dos feirantes se uniu, a companhia ouviu as demandas, as apresentou ao prefeito e, juntos, construímos esse rol de exigências. Nossa expectativa é a retomada das atividades com toda a segurança possível para comerciantes e frequentadores”, afirmou Cortez.

O diretor-presidente da CMTU frisou ainda que, excepcionalmente, neste domingo(26), a “Feira do Cincão”, que acontece na avenida Saul Elkind, na zona norte, não será realizada. Isso porque, sendo uma das maiores do tipo no Paraná, com a participação de muitos feirantes e a atração de milhares de pessoas, não teve tempo hábil para uma organização de acordo com as novas diretrizes.

Cortez explicou que, para o próximo domingo, dia 3 de maio, a feira está mantida. Até lá, CMTU e feirantes se adaptarão às novidades. Com a exigência de distanciamento, existe a possibilidade de ampliação da área em que as barracas podem ser montadas, o que implica a necessidade de novas interdições viárias e pode afetar motoristas da região, usuários do transporte coletivo, além de moradores.

Retorno

Suspensas desde o dia 30 de março, em razão da pandemia do novo coronavírus, as 34 feiras que ocorrem semanalmente em Londrina voltaram a acontecer na manhã de hoje(24), na rua Santos, região central, já com a entrada em vigor das novas medidas de segurança.

O presidente da Associação dos Feirantes de Londrina, disse que esteve na feira livre da Rua Santos, hoje pela manhã, e que tudo correu bem. “Havia dois seguranças, um em cada lado da feira, borrifando álcool nas mãos dos clientes e orientando os que estivessem sem máscaras. Os clientes já estão sensibilizados a não fazer aglomerações e tudo correu bem nesta manhã. Estamos felizes com este retorno, pois os feirantes aguardavam por isso com ansiedade”, frisou.

O prefeito Marcelo Belinati disse, na manhã de hoje, que assim como os mercados, sacolões e as padarias, que já estão abertos desde a última segunda-feira (20) e trabalham em ambientes fechados, as feiras livres também atuam com alimentação, em ambiente aberto, por isso é possível a retomada de suas atividades com segurança, protegendo a vida dos trabalhadores e dos consumidores. “O Plano de Contingência feito pelos próprios feirantes, com auxílio da administração, mostrou  ser perfeitamente possível retornar as atividades das feiras com segurança”, afirmou.

Marcelo frisou que é  uma maneira nova de trabalhar, mas que traz a segurança necessária para proteger a vida de todos. “Quero cumprimentar todos os feirantes, tenho muito respeito e admiração por esta categoria de profissionais, que acorda de madrugada para tirar o sustento de suas famílias e levar produtos de qualidade para nossa população”, destacou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.