Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem (14), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou a escritura de doação do terreno para a instalação da empresa BRF, detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy. Com a formalização documental, o conglomerado poderá iniciar a construção de seu novo centro de distribuição no Paraná, onde serão investidos R$ 80 milhões. A intenção é que o centro esteja funcionando até o último trimestre de 2018.

O local movimentará mais de 15 mil toneladas de produtos por mês. A empresa deve gerar cerca de 350 empregos diretos e mais de 250 indiretos em Londrina, totalizando inicialmente 600 postos de trabalho, o que deve aumentar ao longo de 2019. Segundo o prefeito, para que fosse possível assinar a documentação, foram implementados processos de desburocratização da administração pública e realizadas diversas reuniões, ao longo deste ano, com os empresários da BRF.

“Hoje é um momento histórico para Londrina, com a vinda de uma grande empresa que vai gerar 600 empregos diretos e indiretos. Quando uma instituição dessas vem para a cidade, outras agregadas acabam vindo e chamam a atenção de diversas empresas. O que temos é que criar as condições para que mais empresas venham à nossa cidade, com infraestrutura, legislação moderna, criativa, inovadora e é isso que estamos criando”, explicou o prefeito.

O novo centro de distribuição vai operar diretamente com os clientes, especialmente os paranaenses, recebendo os produtos das sete fábricas do Paraná e de outras do Brasil e distribuirá as mercadorias para os centros da BRF nos demais estados. De acordo com a gerente de Relações Institucionais, Ana Carolina Costa Carregaro, antes de se instalar em Londrina, a BRF fez um estudo de revisão e ampliação de sua malha logística, dada a necessidade de ampliação da capacidade de distribuição e melhora de seus serviços. Para isso, levou em consideração dados como a disponibilidade de mão de obra, de instituições de ensino e logística.

“Londrina se mostrou um grande polo logístico e estratégico dada sua posição e considerando que temos um volume representativo de fábricas no Estado do Paraná. Só no Paraná tem sete fábricas de produto alimentício e frigoríficos, temos um volume considerável para a distribuição na região do estado do Paraná, oeste de São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul. Outro ponto que favoreceu muito o município foi a capacidade de possível contratação de mão de obra local, com várias universidades e centros de ensino que podem contribuir com essa parte de capacitação e qualificação da mão de obra”, explicou Ana Carolina.

Como atrativo para a instalação da empresa na cidade, a Prefeitura de Londrina doou um terreno de mais de 150 mil metros quadrados, pertencente ao Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O espaço fica na Saul Elkind, próximo à empresa Wittur, zona norte da cidade. A Lei Municipal n° 12.477/2016 autorizou a doação. Neste espaço, a BRF inicialmente construirá 22 mil metros quadrados térreos e 551,62 metros quadrados em um pavimento único.

“Isso demonstra o interesse da empresa em nossa região, deixa claro o potencial econômico e a posição estratégica de Londrina no Sul do país e de seu mercado consumidor. Com essa assinatura, a empresa estará amparada legalmente para começar as obras”, explicou o diretor Desenvolvimento da Codel, Atacy de Melo Junior.  

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete, acredita que este seja um marco importante para a cidade, porque além dos 600 empregos diretos ou não, há a expectativa de atração dos colaboradores terceirizados, que auxiliarão na construção de uma nova etapa econômica de desenvolvimento para a cidade.

Ribeirete contou que estão sendo feitas várias ações, entre elas, o processo de desburocratizar a administração, pois o empresário quer segurança para empreender. “Estamos criando políticas com leis mais modernas, simples e objetivas, para que marcos como a vinda de uma empresa dessas, atraia outras para o plano de desenvolvimento econômico”, ressaltou.

No próximo mês, a empresa começará o trabalho de terraplanagem, para assim dar início à construção do empreendimento. A expectativa é que as obras levem 12 meses para serem finalizadas, pois, espera-se colocar o espaço em funcionamento em outubro de 2018. A empresa também é responsável pela construção das vias marginais e pela pavimentação da via em frente a sua sede.

Além da doação do terreno, a Prefeitura já fez obras de infraestrutura do sistema viário como na extensão da Avenida Saul Elkind no sentido a Cambé e Ibiporã, na conexão da mesma Avenida com o Pool de Combustíveis e também na duplicação da Avenida Angelina Ricci Vezozzo. Elas foram necessárias, porque a empresa movimentará, diariamente, 80 carretas e outros 70 veículos leves no transporte de produtos para o Paraná, Oeste Paulista e Sul do Mato Grosso do Sul.

Sobre a empresa - Desde 2015, a BRF vem fazendo a revisão de seu Plano Diretor de Logística e a análise de ampliação dos serviços. Com estes estudos, Londrina foi escolhida em razão de sua localização estratégica para a distribuição de mercadorias ao Paraná e ao Oeste paulista. Apenas no Paraná, o conglomerado conta com sete unidades industriais, que abastecerão o Centro de Distribuição de Londrina.

Atualmente, mais de 17 mil pessoas trabalham diretamente para a BRF no Paraná. Elas estão distribuídas por setes unidades industriais e dois centros de distribuição. A empresa é um conglomerado brasileiro do ramo alimentício, que surgiu por meio da fusão das ações da Sadia ao capital social da Perdigão. Ela trabalha nos segmentos de carnes, alimentos processados, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados. Há mais de 80 anos no mercado brasileiro, conta com aproximadamente 35 fábricas e 20 centros de distribuição. No exterior, opera 10 unidades industriais.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.