Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, entregou ontem (21), na praça do Centro Cívico, as chaves de oito novos ônibus que a partir de hoje passam a integrar a frota do transporte coletivo. Com investimentos na ordem de R$ 4 milhões, cujo valor já estava previsto na composição da tarifa para 2017, inicialmente os veículos vão atender as linhas 222- Vale Azul; 213 – Estação Catuaí; 903 – Anel Central e 806 – Saul Elkind/Estação Catuaí.

Com 13,2 metros de comprimento, os coletivos são do modelo Superbus e seguem o conceito de BHLS (Bus with High Level of Service), desenvolvido na Europa como solução de mobilidade urbana para áreas densamente povoadas e com vias estreitas. Além de características de conforto e comodidade, como bancos estofados, ar-condicionado, wi-fi grátis e câmbio automático que diminui os “trancos” na troca de marchas, os novos ônibus são 100% adaptados ao transporte de cadeirantes.

Eles ainda são equipados com portas e retrovisores elétricos, assentos flexíveis e volantes ajustáveis para o motorista, rastreamento via satélite 24 horas por dia, suspensão a ar e motor traseiro Euro V, menos poluente e mais silencioso. Com a entrega, o número de carros padrão Superbus no município passa a ser de 16, sendo dois articulados e 14 convencionais. No total, a frota do município conta atualmente com 419 veículos.

Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Belinati ressaltou a qualidade do transporte público em Londrina, principalmente em comparação com outras cidades do mesmo porte. “Fiz toda a minha graduação em Medicina indo e voltando dos lugares de ônibus. Dou muito valor à estrutura e aos trabalhadores do sistema. As falhas podem até existir, mas isso não tira o mérito do serviço que é prestado ao londrinense”, assegurou.

Marcelo afirmou que, para avançar ainda mais, a Prefeitura estuda a elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O objetivo é que o estudo faça um raio-x da estrutura viária local e aponte caminhos para a resolução de gargalos no trânsito. “A intenção é que, com o levantamento, a gente consiga saber exatamente o que precisa ser feito e como deve ser feito”, explicou.

Além do projeto de mobilidade, que deve auxiliar a implementação do BHLS em Londrina, estão previstos no Superbus a construção de viadutos, duplicação de vias, onda verde, reforma e ampliação de terminais de integração, entre outras iniciativas. Viabilizado com recursos do PAC 2 e contrapartida de R$ 19 milhões da Prefeitura, a expectativa é que o conjunto de ações do novo sistema de transporte seja finalizado até 2020.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.