Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção foi debater em conjunto soluções para o alagamento na área da Rua Joaquim de Matos Barreto e para o esgotamento sanitário das casas que ficam próximo ao lago

Ontem (14), os moradores do Jardim Maringá estiveram em reunião com representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, e representantes da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e da Câmara de Vereadores de Londrina.

O pedido para a reunião partiu da Câmara de Vereadores em conjunto com os moradores do Jardim Maringá para se debater soluções à questão do alagamento na área da Rua Joaquim de Matos Barreto e para o esgotamento sanitário das casas que ficam próximas ao Lago Igapó, que não contam com a rede da Sanepar.

De acordo com o secretário de Obras e Pavimentação, faz tempo que está sendo estudado pela Sanepar uma solução para estes desafios. Porém, a expectativa, é que até 2020 seja executada a rede de esgotamento no local, pois para isso é preciso que se faça antes uma elevatória de esgoto na esquina da Rua Joaquim de Matos com a Avenida Maringá. Os projetos estão sendo desenvolvidos pela Sanepar.

A Prefeitura de Londrina elaborou um termo de referência para a contratação de estudos técnicos do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), que será financiado pelos recursos do Fundo Municipal de Saneamento Urbano do Município. Com o termo de referência concluído, agora a fase é de formação de preço e até o final do mês, deverá ser encaminhado para licitação. A expectativa é que a contratação do trabalho seja finalizada até o final do ano, para que a pesquisa comece em 2019.

Segundo Verçosa, o estudo vai embasar as soluções que serão tomadas em todo o  Município. “O Plano Diretor de Drenagem Urbana inclui o cadastramento da rede de galerias pluviais existentes e vai indicar a capacidade de absorção do volume de água na zona urbana da cidade. Essa estrutura impacta diretamente nas bacias e tem causado adversidades como as sofridas por estes moradores. A partir deste estudo será possível propor medidas para sanar este e outros problemas causados pelas chuvas”, explicou.

Grande parte das dificuldades obtidas em períodos com fortes chuvas deve-se ao inchaço do território urbano, em especial na região da Gleba Palhano e adjacências, o que impacta diretamente no Lago Igapó, já que os resíduos levados pelas temporais contribuem para o assoreamento do mesmo. Para solucionar este problema, o Plano de Macrodrenagem vai envolver todo o cadastramento da rede de galerias do Município, a capacidade de absorção do volume de água na zona urbana da cidade, a impermeabilização do entorno e o impacto direto nas bacias hidrográficas daqui e da região. Uma das sugestões que o documento pode trazer refere-se às medidas de desassoreamento do Lago Igapó.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.