Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro dos secretários Marcelo Canhada e Felippe Machado com 13 vereadores uniu forças no enfrentamento à pandemia na cidade

Ontem (8), os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e de Saúde, Felippe Machado, se reuniram com diversos vereadores, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, para discutir o cenário da pandemia da Covid-19 em Londrina.

A reunião foi um desdobramento do encontro da última sexta-feira (5), que debateu a urgência de aprovação do projeto de lei, protocolado no dia anterior, que autoriza o Executivo a adquirir lotes próprios de vacinas contra a Covid-19. “Debatemos sobre as nossas preocupações com relação ao rigor do cumprimento das fiscalizações das medidas decretadas pela Prefeitura, também sobre a circulação de muitas pessoas nos supermercados e no transporte coletivo, avaliando os horários do comércio atual e o que pode ser feito para melhorar essa situação”, comentou o secretário de Planejamento, Marcelo Canhada.

Canhada enfatizou também a importância da interação entre os poderes executivo e legislativo. “Isso é fundamental principalmente no momento de crise, como esta que estamos passando neste momento. Entendemos que a contribuição dos vereadores é muito importante. Além disso, também é necessário para dar transparência à sociedade, sobre todas as ações que estamos executando. Outra preocupação neste momento é vacinar a população, o que já está em curso”, disse.

Um dos vereadores presentes na reunião, Fernando Madureira, líder do prefeito Marcelo Belinati na Câmara, ressaltou que os poderes legislativo e executivo estão unindo forças a fim de encontrar saídas viáveis contra a pandemia, para que a população receba informações confiáveis e também para que a sociedade possa trabalhar em conjunto, com relação à prevenção. “O estado é crítico, mas não queremos implantar um lockdown na cidade, por isso estamos lutando para isso não acontecer. Porém, sabemos que se os ajustes não forem feitos, a situação pode piorar”, apontou.

Além de Madureira, também participaram do encontro, presencialmente, os vereadores Deivid Wisley, Matheus Thum, Eduardo Tominaga, Professora Flávia Cabral, Daniele Ziober, Chavão, Jessicão, Ailton Nantes, Giovani Matos, Sônia Gimenez, além de Lu Oliveira e Mara Boca Aberta, no ambiente virtual.

Como deliberação da reunião, ficaram agendados novos encontros com representantes da administração municipal responsáveis pelo transporte coletivo e pela fiscalização dos decretos da Covid-19. Eles também vão conversar com representantes regionais da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).

Município realiza debates sobre direitos e desafios das mulheres

Objetivo é marcar o Mês da Mulher, orientando os participantes sobre os direitos femininos, as proteções e os canais de atendimento para as vítimas de violência doméstica

Dando sequência à programação organizada para o Mês da Mulher, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), vai realizar, na próxima quarta-feira (10), uma palestra especial para os profissionais da IndusBello Company. Para evitar aglomerações e em cumprimento às regras de combate e prevenção ao novo coronavírus, a ação será on-line. Além dessa, outras iniciativas estão sendo realizadas em parceria com órgãos públicos e privados.

O objetivo do evento é orientar os participantes sobre os direitos femininos e os mecanismos de proteção para vítimas de violência doméstica, informando sobre como denunciar casos de abuso e violência e quais são os serviços disponíveis na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual de Londrina. A atividade será transmitida pelo Microsoft Teams, e o acesso será encaminhado aos funcionários pelo e-mail cadastrado.

A palestra será ministrada pela secretária de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, que estará à disposição para sanar as dúvidas dos interessados.  “A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres desenvolve diversas frentes de trabalho em Londrina, focadas principalmente em três eixos, que são a prevenção e enfrentamento à violência; a capacitação para o trabalho e inclusão produtiva; e a formação cidadã. Por isso, aqueles que desejarem podem entrar em contato conosco solicitando palestras, encontros e debates sobre os direitos das mulheres, assim como os desafios ainda existentes e as conquistas que já obtivemos”, explicou Fernandes.

Além dessa palestra, Fernandes estará junto aos professores, alunos e colaboradores do Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL), nesta sexta-feira (12), a partir das 19 horas, para fazer suas considerações sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Durante o encontro, transmitido por meio da Plataforma Zoom, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres traçará um panorama sobre a visibilidade do Dia da Mulher no Brasil e no mundo, assim como as lutas vivenciadas por esse público e os avanços conquistados até hoje. Entre os pontos mais importantes que serão abordados, estão as informações sobre a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e os serviços gratuitos em Londrina.

Quem quiser saber mais sobre as ações e atividades realizadas em Londrina, pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, pode acessar a página da pasta no Facebook (clique aqui) e  o perfil do órgão no Instagram. Já as empresas e pessoas interessadas em complementar a agenda programada para o Mês da Mulher devem entrar em contato com a SMPM, pelo telefone (43) 3378-0111, ou enviar uma mensagem para mulher@londrina.pr.gov.br. Também é possível agendar um horário para o atendimento presencial, na sede da Secretaria, que fica na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.