Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Medida visa atender o contribuinte no momento de crise financeira decorrente da pandemia do novo coronavírus

A Secretaria Municipal de Fazenda encaminhou, à Câmara de Vereadores, projeto de lei para que seja realizado o Programa de Regularização Fiscal (Profis) este ano. O objetivo é atender os contribuintes no momento de crise financeira decorrente da pandemia do novo coronavírus, bem como garantir o equilíbrio financeiro do Município, por meio da negociação das dívidas tributárias e não tributárias, regularizando os pagamentos de impostos como IPTU e ISS, demais tributos e taxas municipais.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, ressaltou que diante de um cenário de pandemia, totalmente atípico e sem precedentes, houve muita procura dos contribuintes sobre uma política que possibilitasse o pagamento de seus tributos, para pagamento à vista ou parcelado. Além disso, segundo ele, devido à situação de calamidade pública, o município tem registrado uma queda acentuada na arrecadação de seus tributos. “Tudo isso nos levou a encaminhar esse projeto de lei, que traz benefícios para pagamentos de dívidas dos contribuintes à vista e a possibilidade de parcelamento em até sete vezes”, disse.

De acordo com o secretário, o projeto já está tramitando na Câmara e atende a legislação neste momento de calamidade pública. “Além de ajudar os contribuintes, acreditamos que o Profis deve contribuir para que a Prefeitura tenha, até o final do exercício, equilíbrio fiscal, para que as políticas públicas do município possam ser atendidas. O projeto foi amplamente debatido com os técnicos do município e, caso aprovado na Câmara, passa a valer a partir de junho”, afirmou.

Conforme dados da Diretoria de Arrecadação, foram registrados 890 pedidos de contribuintes, pós-início da pandemia, solicitando algum benefício fiscal, como: prorrogação de prazo para pagamento (250 pessoas); pedido de desconto de multas e juros nos impostos, taxas e dívida ativa vencidos (300 pessoas); pedido de parcelamento de tributos, mas sem pagar os 10% na primeira parcela (160 pessoas); pedidos de desconto no pagamento do IPTU de 2020 (180 pessoas).

Como funciona

Por meio da adesão ao Profis, o projeto prevê concessão de desconto total ou parcial de multa moratória e de juros de mora, para o pagamento de qualquer débito tributário ou não tributário junto ao Município de Londrina, inscrito ou não em dívida ativa, constituído ou não, ocorridas ou que venham a ocorrer até o dia 29 de maio de 2020. O prazo máximo para adesão ao programa é até o dia 22 de dezembro.

Os descontos deverão ser da seguinte forma: para aqueles que aderirem ao programa até o dia 30 de junho, deve-se aplicar desconto de 100% nos juros e multa para pagamento à vista ou 70% em até sete vezes; para os que aderirem até 31 de julho, desconto de 100% nos juros e multa para pagamento à vista ou 70% em até seis vezes; se a adesão ocorrer até 31 de agosto também deve-se aplicar 100% de desconto nos juros e multa para pagamento à vista ou 70% para pagamento em até cinco vezes.

Para os que aderirem até 30 de setembro, o projeto prevê desconto de 90% nos juros e multa para pagamento à vista ou 60% em até quatro parcelas; se a adesão ocorrer até 30 de outubro o desconto é de 90% nos juros e multa para pagamento à vista ou 60% em até três parcelas; até 30 de novembro aplica-se 80% de desconto nos juros e multas para pagamento à vista e 50% em até duas parcelas; caso ocorra até o dia 22 de dezembro (prazo máximo), o desconto nos juros e multas para pagamento à vista cai para 70%. Neste acaso não é possível fazer pagamento parcelado.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.