Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sincovave vai cuidar da área de mais de 20 mil metros quadrados por um período de dois anos, dentro do projeto Boa Praça

O prefeito Alexandre Kireeff participou, na sexta-feira (23), da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação para adoção da Praça Nishinomiya (região leste) pelo Sindicato do Comércio Varejista de Veículos (Sincovave). O documento foi assina pelo presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), José Carlos Bruno de Oliveira, e pelo presidente do Sincovave, Martin August Ernest Stremlow, juntamente com o fundador do sindicato, Flávio Antonio Meneghetti.

A partir de agora, a adotante será responsável pela capina, roçagem, manutenção do local, plantação de árvores e troca de lixeiras. E se a empresa desejar trocar o mobiliário da praça deverá encaminhar um projeto para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

Para Kireeff, a medida promove benefícios a todos os envolvidos. “É uma convergência de interesses. Primeiramente, a vontade de colaborar que a iniciativa privada tem, a vontade de ter uma cidade mais bonita e bem cuidada, e também do interesse público de que os recursos tenham a maior eficiência possível”, afirmou.

A parceria do Município com o Sincovave é a mais expressiva em metragem adotada até o momento. São 20.912,80 metros quadrados de área, cuja roçagem e limpeza têm custo aproximado de R$ 4 mil por operação. Para o presidente do Sindicato, é importante cuidar do espaço, pois a Praça Nishinomiya merece destaque. “É uma praça que é a porta de entrada para quem chega de avião a Londrina. É um grande compromisso e uma grande responsabilidade para a cidade inteira. É um local muito bonito e temos que mantê-lo bem e, se pudermos, agregar mais beleza nele. Vamos batalhar para isso”, disse Martin August Ernest Stremlow.

Para o presidente da CMTU, além de ser um ponto estratégico, o espaço também tem grande valor cultural dado o recorte da cultura japonesa nela inserida. “A adoção da Nishinomiya é um exemplo, porque uma praça dessa natureza e grandeza tendo um sindicato com a mesma importância do Sincovave, porque representa os grandes concessionários de veículos da região e de assinaturas de grandes marcas do país, é um fator motivador para que outras empresas também o façam”, afirmou Oliveira.

Para o ex-presidente e fundador do Sincovave, Flávio Antonio Meneghetti, a adoção da praça é uma extremamente positiva a iniciativa dos cidadãos que são empresários, e que ocupam posição de liderança na cidade. “Existe uma preocupação de um segmento específico do mundo empresarial, que está presente em iniciativas que procurem desenvolver, embelezar, divulgar e difundir o nome e trazer nomes para Londrina”, afirmou.

O termo de cooperação tem validade máxima de dois anos, podendo ser renovado. No caso do descumprimento das responsabilidades estabelecidas no acordo, o contrato poderá ser rescindido por ambas ou uma das partes, por meio de comunicação formal com antecedência mínima de 30 dias.

Atualmente, a CMTU contabiliza 28 adoções concluídas e ainda cinco requerimentos para novas parcerias, totalizando 33 áreas. Destas, sete são propostas de pessoas físicas, e outras 26 de pessoas jurídicas. Algumas propostas apresentam também novos projetos paisagísticos. Até o momento, as adoções somam cerca de 65 mil metros quadrados de áreas verdes, com estimativa de economia de 2,5% ao mês para a Prefeitura.

O programa

Após a reformulação do Boa Praça, através do Decreto Municipal nº 1.257/2015, o programa tornou-se mais simples e ágil, o que facilitou a adesão de empresas e pessoas físicas interessadas em cuidar dos espaços verdes. Os projetos passam pela análise de uma Comissão Técnica, formada por representantes da CMTU, Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Secretaria de Obras e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

Os interessados em adotar um canteiro, jardim, parque, praça, rotatória ou outra área verde, podem enviar suas propostas, descrevendo as áreas pleiteadas e o planejamento para o local. O protocolo também pode ser feito na CMTU, na rua Professor João Cândido, 1.213, das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O prazo médio entre o protocolo realizado e a resposta final, com a formalização da parceria, é estimado em até 30 dias.

O adotante tem a opção de instalar uma placa com a logomarca, seguindo um padrão de acordo com a metragem do espaço público. A CMTU esclarece que, além do material indicativo para as empresas, o cidadão comum ou um grupo de pessoas também poderá colocar o nome próprio na placa, observadas as vedações legais.

Pessoa física

Para a formalização do pedido, o solicitante deverá apresentar: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e o envelope contendo a proposta com um descritivo completo das ações planejadas e, se for o caso, o projeto com plantas, croquis, cronogramas e outros documentos pertinentes.

Pessoa jurídica

A carta de intenção deverá ser protocolada com: cópia do ato constitutivo ou contrato social da empresa, cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), cópia do documento de identidade do responsável legal (RG, CPF) e o envelope com a proposta de manutenção e melhorias da área a ser adotada, podendo constar projetos, plantas, croquis, cronogramas e demais documentos necessários.

Estiveram presentes na solenidade além das autoridades mencionadas, os diretores da Sincovave, Carlos Picchi e Valter Pinto,  e o chefe de gabinete da Prefeitura, George Danielides.

Ana Paula Hedler e Adriana Marques/Asimp/CMTU
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.