Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, iniciou os trabalhos de identificação de imóveis em situação irregular com relação às alterações na metragem ou construções em terrenos que antes estavam vazios. Este trabalho é uma etapa preparatória para o processo de atualização dos dados do cadastro imobiliário, e o lançamento atualizado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que a Prefeitura de Londrina iniciará em breve.

A partir das informações levantadas na etapa de identificação, o Município fará a verificação dos imóveis a serem notificados, e os contribuintes deverão ser convocados para fazer uma denúncia espontânea. Caso a notificação não seja atendida, será iniciado um processo de fiscalização que poderá gerar multa, sendo que, de qualquer forma, as construções irregulares serão notificadas a buscar a regularização junto à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.

Para desenvolver a atualização do cadastro imobiliário, os técnicos da Prefeitura estão promovendo antes a atualização da base cartográfica do município, identificando os lotes e as ruas da cidade. Paralelamente, os geógrafos e arquitetos estão desenhando os polígonos da zona urbana, que são as áreas construídas em cima dessa base cartográfica. O mapeamento está sendo utilizado em conjunto com as fotografias aéreas, para comparar os dados cadastrados no município com aqueles constatados durante a atualização.

Segundo o secretário municipal de Fazenda e de Planejamento, Edson Antonio de Souza, o Município está utilizando a nova ferramenta de geoprocessamento do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon) para detectar todos os imóveis que estão em situação irregular e que tiveram aumento na metragem. “Dessa forma, as informações serão comparadas com o mapa atualizado da cidade e as fotos aéreas. Por isso, é importante que o cidadão procure voluntariamente a Prefeitura para atualizar os dados e obter a possível correção de seu IPTU, pois caso isso não seja feito e seja constatada a alteração haverá penalidades”, explicou.

O geógrafo do Siglon, Adilson Nalin, informou que os trabalhos de desenho dos polígonos construtivos tiveram início em fevereiro deste ano e, até o momento, os profissionais envolvidos nas atividades já desenharam a área de 75.861 imóveis. O procedimento integra a revisão e atualização da base cartográfica do município de Londrina, que hoje conta com cerca de 165 mil lotes. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos, lote por lote, e todas as regiões estão sendo analisadas concomitantemente.

“Essa é a primeira vez que estamos mapeando as áreas da cidade e colocando-as em um sistema adequado. Ele será um processo contínuo, que auxiliará na geofiscalização, no recadastramento imobiliário e na atualização da planta genérica de valores da cidade. Além das fotos aéreas, o mapeamento também é produzido com o uso de imagens de satélite”, disse Nalin.

Para a análise das áreas, o corpo técnico do Siglon utiliza o Sistema de Informação Geográfica (SIG), por meio do software ARCGIS.

Atualização Voluntária - O diretor de gestão de cadastro e informações da Secretaria Municipal de Fazenda, Fabiano Nakanishi, ressaltou que os proprietários que realizaram alterações nos imóveis e não informaram ao município, podem fazê-lo de maneira voluntária.

Para isso, é preciso que o cidadão compareça à Praça de Atendimento da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, munido das informações sobre o imóvel e os documentos pessoais  (RG e CPF). Os servidores públicos da Secretaria de Fazenda estão à disposição da população para ajudar durante o preenchimento dos documentos.

“A Prefeitura começou os trabalhos de identificação dos imóveis irregulares e, posteriormente, os proprietários serão notificados. Isso servirá à atualização do cadastro imobiliário para o lançamento do IPTU de 2018, tornando a fiscalização mais dinâmica e inteligente”, frisou Nakanishi.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.