Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serviços públicos essenciais continuam normalmente na próxima segunda e terça-feira; sede administrativa volta a atender na quarta-feira, após às 12 horas

Com a aproximação do feriado de Carnaval, celebrado nacionalmente nos dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas (17), a Prefeitura de Londrina informa como ficarão os serviços da administração municipal nos próximos dias. Seguindo as orientações do Governo Federal e o instituído no Decreto Municipal nº 156/2021, publicado na edição n° 4.271 do Jornal Oficial, os serviços essenciais permanecerão em funcionamento.

A sede administrativa da Prefeitura de Londrina estará fechada na segunda-feira (15) e na terça-feira (16) durante todo o dia. Já na quarta-feira (17), os atendimentos serão retomados a partir das 12h. A exceção são aqueles atendimentos específicos realizados mais cedo por algumas secretarias e órgãos, conforme agendamento já feito previamente pelos munícipes interessados.

Saúde

A população continuará tendo à disposição os serviços de urgência e emergência todos os dias, inclusive no final de semana e no feriado. Funcionarão, sem interrupções, atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará); CAPS III; Pronto Atendimento Infantil (PAI) e da Maternidade Municipal Lucilla Balallai.

Os Pronto Atendimentos Maria Cecília e União da Vitória também funcionam normalmente, das 7h à 1h da madrugada, e das 7 às 23 horas, respectivamente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil e o CAPS AD estarão fechados segunda e terça-feira, e retomarão as atividades na quarta-feira, após às 12 horas.

ACESF

O atendimento funeral prestado pela Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina continua acontecendo 24 horas por dia, normalmente, sem interrupções. Já a sede administrativa do órgão permanecerá fechada nos dias do feriado, sendo que os atendimentos serão retomados na quarta-feira (17), a partir das 8h, conforme os agendamentos prévios.

Fazenda

A Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) permanece fechada na segunda e terça-feira de carnaval. O espaço vai abrir novamente ao público na quarta-feira, a partir das 9h. Vale ressaltar que todos os atendimentos neste local estão sendo prestados, necessariamente, mediante agendamento prévio (no site da Prefeitura de Londrina) . Para dúvidas, o contribuinte pode ligar para 3372-4424.

PROCON

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) também segue a determinação municipal e não terá expediente no feriado, retomando as atividades a partir das 12h de quarta-feira. O consumidor que se sentir lesado e desejar fazer uma denúncia ou reclamação pode entrar em contato com o órgão de defesa por meio do e-mail procon@londrina.pr.gov.br ou pelo Facebook (www.facebook.com/ProconLd/).

COHAB

A Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD) assim como outras repartições municipais não essenciais não terá expediente nos dias 15 e 16. O retorno será na quarta-feira (17), a partir das 8h30.

SINE

A Agência do Trabalhador (SINE) continuará fechada durante o feriado. A população pode encontrar diversas informações e dados no site da agência em Londrina (https://www.londrina.pr.gov.br/sine-geral-smter). O SINE de Londrina retoma o atendimento ao público a partir das 8h de quarta-feira (17). O horário regular é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Agricultura

O Restaurante Popular de Londrina funcionará normalmente tanto na segunda como na terça-feira, no mesmo horário de atendimento diário, das 11h às 14h. O espaço fica localizado na rua Professor João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central.

Os atendimentos administrativos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) cumprem o funcionamento geral da Prefeitura para o carnaval, retornando apenas na quarta-feira (17), às 12h. A exceção são os atendimentos referentes a demandas do Nota do Produtor, que iniciam a partir das 7h30, apenas para quem marcou agendamento prévio.

Segurança

A Guarda Municipal de Londrina (GM) continuará atendendo normalmente durante o ponto facultativo do carnaval. As equipes farão o patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares, bem como o videomonitoramento e as fiscalizações relativas ao cumprimento de decretos relacionados à pandemia do novo Coronavírus.

Este ano, diferentemente dos anteriores, estão proibidas as celebrações e os festejos populares de sexta-feira (12) até a madrugada de quinta-feira (18) e o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e em locais públicos ou privados. O mesmo acontece com a realização de reuniões familiares, eventos, confraternizações e similares, com mais de 10 pessoas; a abertura e funcionamento de bares e estabelecimentos semelhantes, e a proibição da realização e prática de esportes coletivos, em locais públicos ou particulares.

A população também precisa ficar atenta ao toque de recolher, das 23h às 5h; o uso obrigatório de máscaras faciais; e ao horário diferenciado para comércio, centros comerciais e shoppings centers. Essas medidas são necessárias para evitar aglomeração e a maior disseminação do vírus causador da Covid-19.

Denúncias

Quem presenciar o descumprimento dessas medidas poderá denunciar para a Guarda Municipal, gratuitamente, pelo telefone 153 ou através do WhatsApp (43) 9 9995-0272. O celular não atende chamadas, mas recebe imagens e vídeos com as denúncias. Ambos os serviços funcionam 24 horas por dia.

Ana Paula Hedler e Renan Oliveira

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios