Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão seis encontros virtuais para levantar as principais demandas da população dentro das diversas políticas públicas municipais; primeiro evento discutirá a área da Saúde no dia 8 de abril

A Prefeitura de Londrina começa a debater junto com a população, a partir de 8 de abril, a elaboração da Lei do Plano Plurianual (PPA) de 2022-2025. Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), serão realizadas seis audiências públicas virtuais para receber dos cidadãos e cidadãs londrinenses as demandas e necessidades prioritárias relacionadas às várias políticas públicas desenvolvidas pela administração municipal.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que reúne as diretrizes, objetivos e metas de execução pela Prefeitura, de acordo com a viabilidade orçamentária e financeira. A lei é elaborada sempre no primeiro ano de mandato dos prefeitos, visando preparar o planejamento para os quatro anos seguintes.

Por conta das restrições referentes à pandemia do novo coronavírus, todas as audiências serão transmitidas em formato virtual pelos canais oficiais da Prefeitura de Londrina. Depois, cada uma delas ficará disponível para o público acessar na íntegra. As reuniões on-line serão realizadas sempre as quintas-feiras, a partir das 19h. Neste ano, as edições dos encontros serão divididas por políticas públicas e não por regiões da cidade, como antes era feito, devido à impossibilidade atual de realizar diversos eventos presenciais para atender cada área do município.

O primeiro encontro está marcado para o dia 8 de abril, colocando em discussão as políticas da área da Saúde. No dia 15 de abril, o tema tratado será Educação, Cultura e Esportes. Depois, dia 22 do mesmo mês, o debate será sobre Assistência Social e atendimentos à Mulher e ao Idoso. Já no dia 29 será a vez de levantar as questões relacionadas aos segmentos de Meio Ambiente e Agricultura.

Em maio, no dia 6, a audiência traz como pauta as áreas de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos. A última reunião, em 13 de maio, será focada nos debates sobre Desenvolvimento, Habitação, Emprego e Segurança Pública.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, frisou que o PPA é uma ferramenta essencial para que a população participe, junto à Prefeitura, da construção de metas e ações importantes que contribuirão para fortalecer Londrina em diferentes segmentos. “Acima de uma medida de cumprimento legal, a elaboração do Plano Plurianual tem função de ouvir os moradores, convidar ao debate, levantar demandas e realmente alcançar os bairros para a prestação de serviços de qualidade em saúde, educação, assistência social, dentre tantas outras. É dever da administração pública possibilitar momentos como as audiências para que os munícipes exercitem participação efetiva na tomada de decisão sobre as políticas da cidade”, destacou.

Além de participar e acompanhar as audiências, a população poderá preencher um formulário on-line, com dinâmica rápida e acessível, por meio de link que será disponibilizado assim que tiverem início os encontros. “Com esse dispositivo, as pessoas poderão registrar suas sugestões e necessidades para a Prefeitura. Este formulário ficará aberto para o público até o final do mês de maio, após o encerramento do ciclo de audiências. Os cidadãos interessados poderão preencher o formulário a qualquer tempo, incluindo suas indicações sobre as áreas que deseja, mesmo após já terminada cada audiência”, informou a diretora de Orçamento da SMPOT, Darling Maffato.

Segundo a diretora, após a conclusão dos seis encontros, ainda haverá mais uma audiência pública para a apresentação do projeto de lei (PL) final do PPA 2022-2025, após todas as secretarias definirem as metas que constarão no documento oficial. “A Prefeitura deve encaminhar o PL à Câmara Municipal até o dia 31 de agosto de 2021”, detalhou.

Nos próximos dias, será publicada uma página específica sobre o PPA 2022-2025 no portal www.londrina.pr.gov.br .E a divulgação dos encontros será feita para a imprensa e nas redes sociais do Município, bem como por meio de chamadas via Jornal Oficial.

Quem tiver interesse em acessar os conteúdos do PPA de anos anteriores, pode acessar o endereço http://www.londrina.pr.gov.br/plano-plurianual-ppa . A página reúne os projetos de leis, as leis finais do PPA e relatórios que apontam as principais demandas apresentadas pela população.

PPA – O Plano Plurianual (PPA) está previsto no artigo 165 da Constituição Federal e um planejamento de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo federal, estadual ou municipal ao longo de um período de quatro anos.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.