Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde ontem (16), estão sendo realizados serviços como a capina do mato, retirada de alambrados, remoção de mobiliário urbano e demolição de calçadas

A Prefeitura de Londrina deu início, na terça-feira (16), às obras de revitalização do Bosque Central “Marechal Cândido Rondon”. A empresa responsável pelos trabalhos, San Pio Construtora Eireli, está realizando a capina do mato, a retirada de alambrados e a remoção do mobiliário urbano em todo o espaço. Até o fim da semana, serão colocados tapumes ao redor do canteiro de obras.

Nas faces norte e sul, também já está sendo feita a demolição de calçadas, cuja conclusão deve ocorrer em até 20 dias. Simultaneamente, será realizada a implantação de novas vias, com mudanças nos trajetos internos, bem como o reposicionamento de canteiros.

Segundo a engenheira responsável pelos trabalhos, Amanda de Castro, a etapa seguinte das obras será a instalação do novo mobiliário – como mesas, floreiras e bancos –, que deve se iniciar em cerca de um mês meio. Ela explicou, ainda, que a parte mais complexa da revitalização, incluindo os serviços realizados na parte central do Bosque, será executada mais para o final da reforma. “Além da complexidade dos trabalhos realizados na área central, nós vamos deixar essa etapa por último porque queremos permitir a circulação das pessoas pelo Bosque, sem atrapalhar o seu trajeto. Por essa mesma razão, vamos fazer as travessias elevadas e as obras nas calçadas externas de forma gradativa, principalmente em dias como feriados e finais de semana”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, fiscais da Prefeitura farão o acompanhamento e fiscalização das obras, para assegurar que o contrato e as especificações técnicas sejam cumpridos. “Nossos profissionais realizarão visitas mensais, para inspecionar os trabalhos e comparar o seu andamento com o cronograma estipulado. Estamos otimistas em relação à execução da revitalização dentro do prazo contratual, que é de 150 dias. Assim como o restante dos londrinenses, também temos uma expectativa muito grande por se tratar de um cartão postal da cidade”, destacou.

O auxiliar de serviços gerais, Francisco Cales da Silva, de 58 anos, expressou sua satisfação com a revitalização. “Já está mais do que na hora de fazer essas benfeitorias. Elas são muito necessárias, pois esse local ficou abandonado muito tempo. Aqui é o coração da cidade, um lugar muito frequentado, e esperamos que o Bosque volte a ser um espaço público agradável para a população”, afirmou.

Já a comerciária Maria Antônia da Silva, de 50 anos, disse estar ansiosa para ver o resultado das obras. “Passo todo dia por aqui e tenho certeza de que essa revitalização vai ficar maravilhosa.

Fiquei feliz de saber que vão abrir novos caminhos no Bosque, e que ele vai ficar mais seguro e com um visual novo”.

Iluminação

A revitalização do Bosque também inclui uma nova infraestrutura de iluminação, que será instalada pela Sercomtel Iluminação. A companhia já iniciou a limpeza e manutenção das 84 luminárias ornamentais que ficam nas calçadas externas da área.

Posteriormente, toda a iluminação viária e ornamental da região será trocada por lâmpadas de LED. Orçado em aproximadamente R$ 410 mil, o projeto completo prevê ainda a colocação de luzes cênicas no interior das áreas arborizadas, que vão criar uma nova atmosfera visual e proporcionar mais segurança aos frequentadores.

No total, o Bosque receberá a instalação de 48 novos postes de 5 metros de altura, 42 projetores e três postes de 12 metros de altura em sua parte central. Entre os postes a serem implantados, estão modelos metálicos de 5 metros, com luminárias na forma de “pétalas”, cujas lâmpadas são inacessíveis aos pombos. Também haverá projetores no padrão RGB, que serão utilizados para a realização de eventos e a composição de um espaço para food trucks.

Projeto

Entre as melhorias a serem realizadas no Bosque, estão a implantação de novos bancos e mesas, equipamentos para exercícios, pista de caminhada e corrida, piso tátil e rota para bicicletas. Além disso, o local terá um novo parquinho, pista de skate, espaço pet e quadra poliesportiva. O investimento nessas benfeitorias é de cerca de R$ 2,5 milhões.

A ação, que visa respeitar as características originais do espaço ocupado pelo Bosque Central, será feita de acordo com o projeto elaborado pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Londrina (IPPUL). Para conferir mais detalhes sobre a iniciativa, clique aqui.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.