Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Técnicos da SEMA estão fazendo a remoção de árvores de locais inadequados; novas mudas serão plantadas posteriormente, de acordo com o Plano Municipal de Arborização

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) e da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) iniciou, ontem (17), as obras de infraestrutura do Jardim São Rafael II (zona leste). Durante os próximos três dias, técnicos da Sema farão a remoção de 23 árvores que estão em locais inadequados, com o objetivo de preparar as ruas da região para a pavimentação asfáltica.

De acordo com o diretor de Áreas Verdes da SEMA, Gérson Galdino, o órgão fará o plantio de novas mudas, posteriormente, nos pontos apropriados. “As árvores que serão removidas estão obstruindo a realização dos trabalhos. Conforme as obras forem avançando, plantaremos outras mudas nas calçadas, de acordo com o Plano Municipal de Arborização”, explicou.

Outra providência necessária ao prosseguimento das melhorias é o reposicionamento de alguns postes de energia elétrica, que já está sendo discutida pelos técnicos da Cohab com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Além disso, também serão reposicionados os muros de algumas das residências do local, que atualmente se encontram próximos demais das ruas. As equipes estão em contato com os moradores, de forma a explicar a situação e evitar transtornos para a comunidade.

Após a conclusão das obras, o São Rafael II deixará de ter ruas de terra e passará a contar com vias pavimentadas, calçadas e meio-fio, rede de galerias de esgoto e drenagem, iluminação com sistema LED, rede de energia elétrica, sinalização viária e arborização. O investimento total da Prefeitura é de R$ 1,8 milhão, aproximadamente, com recursos próprios.

A implantação da infraestrutura permitirá regularizar os assentamentos habitados pelas famílias da região, com a concessão de escrituras registradas aos moradores. Segundo o diretor-presidente da Cohab, Luiz Cândido de Oliveira, essas medidas atendem a uma demanda de mais de 20 anos, por parte da comunidade. “As famílias terão os seus direitos constitucionais cumpridos, tendo acesso à dignidade e cidadania, além de toda a infraestrutura urbana que precisam. Com isso, o Município de Londrina cumpre com suas funções sociais”, afirmou.

Vila Amaral

Além das melhorias que estão em andamento no São Rafael II, a Prefeitura iniciará, nesta semana, os trabalhos na Rua Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vila Amaral II. A previsão é que, nos próximos 20 dias, as obras de implantação de galerias pluviais estejam concluídas. Em seguida, a via receberá nova pavimentação, sendo que essa fase deverá levar em torno de 30 dias.

Ao término dos trabalhos – que deverão ser finalizados em 90 dias – a região contará com calçadas, pavimentação, sinalização viária, arborização, rede de água e esgoto, galerias pluviais, rede de energia elétrica e iluminação. O investimento total, por parte da Prefeitura, é de R$ 181.500,85.

As famílias residentes no local receberão o título de legitimação fundiária, com a transferência imediata da propriedade.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.