Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Sanitária, intensificou ontem (23) a fiscalização de alimentos realizada no período de Quaresma. O plano de fiscalização, que tradicionalmente foca na inspeção de locais que comercializam peixes e frutos do mar, passou a incluir também as carnes bovina, suína e de frango, por conta da operação “Carne Fraca”, realizada pela Polícia Federal.

Já foram inspecionados 30 comércios. Destes, em três foram encontradas irregularidades em relação à conservação e validade dos produtos. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Caldeira, a fiscalização que a Prefeitura realiza envolve o comércio de alimentos, como supermercados, açougues e peixarias. “Já os frigoríficos e abatedouros são fiscalizados por órgãos do governo estadual ou federal”, explicou.

Sandra ressaltou que a campanha de fiscalização durante a Quaresma e Semana Santa foca nos pescados, pois são os produtos com expressiva alta de consumo no período. “Desde segunda-feira (20) estamos atendendo as reclamações dos consumidores quanto às demais carnes”, citou.

O coordenador de Alimentos da Gerência de Vigilância Sanitária, Pedro Afonso, acrescentou que as inspeções pontuais nos comércios de carnes e pescados serão realizadas novamente amanhã (24), e prosseguem na próxima semana. “Após esse período, a Coordenadoria de Alimentos entrará nos processos rotineiros de trabalho”, explicou.

Orientações – A Vigilância Sanitária recomenda que o consumidor sempre confira, dentro do estabelecimento comercial, a data de validade, as condições de armazenamento em ambiente resfriado para sua conservação, e também a qualquer alteração na aparência do alimento. Além da cor, é importante observar a textura e se há odor.

Em caso de dúvidas, suspeitas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com a Gerência de Vigilância Sanitária da SMS, pelo portal da Prefeitura de Londrina no link “Fale com a Prefeitura – Ouvidoria”, www.londrina.pr.gov.br. O atendimento pode ser feito também pessoalmente, no protocolo da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Atílio Octavio Bisato, 480, Vila Siam, das 8h às 13h30.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.