Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação objetiva trocar principalmente as antigas lâmpadas de mercúrio, que gastam muito e iluminam pouco. Trabalho é realizado pela Sercomtel Iluminação

Uma ação importante da Prefeitura de Londrina está sendo essencial para modernizar todo o parque de iluminação pública de Londrina, que hoje é de aproximadamente 65 mil pontos. A cidade ainda tem 1.681 antigas lâmpadas de mercúrio, que ilumina pouco e consome muito. Isso representa 19,46% de todo o parque de iluminação viária – uma parte já modernizada com as ações da administração municipal. O Município optou por trocar as atuais lâmpadas pelas modernas luminárias LED.

Todas, não somente as de mercúrio, estão sendo substituídas pela prefeitura através da Sercomtel Iluminação. “A ideia do prefeito Marcelo Belinati é modernizar toda a cidade com uma iluminação mais eficiente e mais clara, como o LED. Isso ajuda na segurança e oferece bem-estar para as pessoas e as famílias”, destaca o presidente da empresa, Luciano Kühl.

Além das lâmpadas de mercúrio, Londrina também tem 121 de vapor metálico (0,20% do parque) e 29.247 de vapor de sódio, que representa a maior parte: 48,72%. “O [padrão de] sódio é bastante utilizado por muitas prefeituras brasileiras, mas nada se compara com a eficiência energética proporcionada pelo LED”, emenda o presidente da SI.

Londrina tem hoje 18.975 luminárias LED instaladas, incluindo pontos ornamentais. Além do trabalho nas vias públicas da cidade, também estão sendo modernizadas a iluminação de jardins e praças públicas.

O processo de substituição e novas implantações foi iniciado em fevereiro do ano passado, e deve encerrar o ano com 24.844 pontos. As substituições e implantações de LED fazem parte da primeira fase do programa “Cidade Iluminada”, iniciado pela atual gestão e orçado em R$ 52,7 milhões. A prefeitura, porém, já tem planos para entrar na segunda fase, o que garantirá a modernização de toda a cidade nos próximos anos.

Obras

Por conta da crise do coronavírus, a prefeitura havia suspendido algumas obras, inclusive na implantação de LED, mas posteriormente liberou por considerar a iluminação pública uma atividade essencial. A Sercomtel Iluminação retomou o ritmo e já está realizando serviços em diferentes pontos da cidade, como nas obras de duplicação da Rua Prefeito Faria Lima (região oeste), onde já foram trocados 50 pontos (foto) e estão sendo implantadas outras 43 novas luminárias LED, num trecho que compreende mil metros, entre a Avenida Aniceto Espiga e a Rua Heinz Persuhn (que também recebeu 12 unidades LED), à beira do Lago Igapó.

Também há obras no Lago Norte (região norte), que está tendo 62 antigos postes modernizados e receberá outras 69 unidades ornamentais. A empresa também estará iniciando a implantação de 18 luminárias LED dentro do Cemitério Padre Anchieta, na região leste. Trabalho similar já havia sido realizado no João XXIII (região centro-sul) e também será feito no Cemitério São Pedro, no centro da cidade.

A prefeitura e a Sercomtel Iluminação também estarão concluindo a colocação de 1.223 pontos em 160 ruas de 22 bairros da região norte. As obras já estão 80% concluídas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.