Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Várias áreas da cidade recebem diferentes serviços de pavimentação; um dos contratos prevê concluir 66 km de recape até 2020

Com o objetivo de ampliar o alcance dos serviços de pavimentação em Londrina, levando melhorias para bairros de todas as regiões, a Prefeitura vem intensificando as ações. Após a recente retomada do convênio firmado junto ao Governo do Paraná, no início de agosto, os serviços da modalidade de recape asfáltico ganham força e estão em andamento a pleno vapor.

Por meio deste contrato, no valor total de cerca de R$ 19 milhões, a previsão é concretizar, até 2020, a meta de 66 km em recape, intervenção que possibilita a recomposição das vias com maior qualidade e durabilidade. A empresa responsável pelas atividades é a Equimax, que já fazia a execução na primeira etapa.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, informou que os trabalhos de recape foram finalizados, mais recentemente, no Residencial Portal Jardim do Sol, na região norte, e no bairro Eucaliptos, na área leste. No momento, a execução está ocorrendo na abrangência da Vila Romana e do Jardim Alemanha e devem migrar, na sequência, para o Conjunto Mister Thomas, também  na área leste. “São locais onde várias ruas estavam em péssimas condições. Havia muitos pedidos dos moradores, que agora podem ser beneficiados com recape de qualidade. É um contrato importante”, frisou.

O convênio de recape asfáltico com o governo estadual, que começou a vigorar em junho de 2017, estava parado desde o final de 2018, quando houve a troca da gestão. “Foi realizado cerca de 20% do contrato antes de ocorrer a transição de governador. A Prefeitura precisou aguardar a definição sobre a renovação contratual para que pudesse retomar os serviços, que são importantes para alavancar o plano de recuperação da malha asfáltica. Muitos bairros que não eram atendidos com melhorias viárias, há décadas, agora contarão com o benefício”, afirmou Verçosa.

Ao todo, devem ser aplicadas cerca de 35 toneladas de massa asfáltica (CBUQ) para a prestação dos serviços na continuidade do contrato. Antes, já foram executadas mais de 16 mil toneladas.

O secretário também lembrou que, dos mais de 2.300 km de vias existentes em Londrina, 70% estavam deterioradas quando a gestão do prefeito Marcelo Belinati assumiu. “Desde 2017, a atual administração já executou mais de 200 km em melhorias de asfalto, incluindo serviços de recape, micropavimentação e reperfilagem. E uma preocupação é levar este investimento para atender a periferia, resolvendo problemas de pavimentação e recuperando as vias. Este alcance social é muito importante e uma das prioridades das ações. É direito do cidadão e dever do poder público”, acrescentou.

Mais serviços

Paralelamente a este contrato, teve início nesta semana mais uma etapa de micropavimentação asfáltica em vias urbanas de Londrina, totalizando 463 mil m², com investimento de R$ 4.996.406,50, em convênio com o Cindepar. O Jardim União da Vitória recebe os serviços iniciais. Depois, as atividades vão para ruas do Conjunto Cafezal, de I a IV. Com este, que é o terceiro contrato do convênio, o objetivo é alcançar a marca de aproximadamente 170 km em serviços de micropavimentação em Londrina, desde 2017.

Os serviços de micropavimentação devem ter continuidade posteriormente, uma vez que outros dois contratos já estão sendo elaborados e devem ser concretizados em breve. Um deles será viabilizado novamente com verba municipal, e outro com recurso do governo federal.

No Conjunto Cafezal, região sul, a Obras participa do mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”, da Prefeitura. Com recursos próprios, a agenda abrange intervenções de manutenção asfáltica em todos os pontos necessários, incluindo recape asfáltico, tapa-buracos e reperfilamento, que se trata de é uma adequação de nivelamento da pista para que esteja pronta para receber pavimentação mais sólida.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.