Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

‘Toda a cidade será atendida’, diz prefeito Marcelo Belinati. Sercomtel Iluminação executa os serviços

A Prefeitura de Londrina está ultrapassando a marca de 6.000 luminárias padrão LED (Light Emitting Diode, ou, literalmente, “Diodo Emissor de Luz”) instaladas no município. Até domingo à noite (06/10) a Sercomtel Iluminação, responsável pela execução do serviço, atingiu exatos 6.082 pontos, incluindo perímetros urbanos dos distritos rurais e postes ornamentais de praças. As modernas luminárias LED são mais eficientes, econômicas e confortáveis.

No todo, o parque de iluminação pública de Londrina tem 65 mil pontos, o que significa que até o final deste mês, a continuar no ritmo atual, a administração municipal atingirá uma marca superior a 10% de toda a cidade. Somente em setembro a Sercomtel Iluminação substituiu 1.004 antigas luminárias.

“Toda a cidade será atendida, mas no começo estamos procurando enfatizar os bairros mais distantes, de onde muitas famílias saem para trabalhar e estudar muito cedo, ainda no escuro, e voltam para casa muito tarde, também no escuro”, justifica o prefeito Marcelo Belinati. “Iluminação de alta qualidade significa segurança maior para o trabalhador e para o seu filho”.

Prioridades

O esforço da prefeitura em modernizar toda a iluminação pública faz parte do programa de governo “Cidade Iluminada”, que prevê, somente na sua primeira fase, a substituição de 23.344 luminárias antigas a um custo superior a R$ 44 milhões, que deverão ser aplicados até o final do ano que vem.

A representativa marca dos 6 mil pontos vale-se de ações diretas da prefeitura em estratégias predefinidas, como colocação das luminárias prioritariamente em vias coletoras e arteriais, ênfase nos entornos de escolas, de Unidades Básicas de Saúde e em praças. Depois, na parte interna dos bairros e conjuntos.

Ao todo já foram modernizados pontos em mais de 300 ruas e avenidas, além de 32 praças. Nesta conta entram ainda todos os entornos da Concha Acústica e do Terminal do Transporte Coletivo e Restaurante Popular, entre outros.

Marcelo Belinati lembra ainda que o LED também oferece conforto visual e embeleza a cidade. “Além disso, este tipo de iluminação proporciona maior economia e eficiência energética, e ajuda na melhor visibilidade do trânsito para pedestres e motoristas. Londrina está ainda mais bonita e muito mais segura”. A justificativa do prefeito tem razão de ser, pois com luz mais intensa é possível melhorar a segurança pública e inibir a criminalidade.

Além das ações regulares do programa Cidade Iluminada, há os mutirões “Cuidando da Cidade”, promovidos pela prefeitura numa parceria que envolve a Sercomtel Iluminação, CMTU, SEMA, Secretaria de Obras, Fundação de Esportes e Secretaria de Planejamento. Já foram realizadas nove ações desta natureza em diferentes regiões da cidade, o que está proporcionando, até neste momento, a colocação de mais de 2.300 luminárias LED.

Bairros 100% LED

Além disso, um trabalho inédito da prefeitura foi implantar os primeiros bairros inteiramente em LED, é o caso dos jardins União da Vitória, Nova Esperança e Jardim Cristal, na Região Sul; e também a Vila Ipiranga, Jardim Londrilar e Vila Larsen, no centro da cidade. Mais localidades, inclusive de outras regiões, também serão beneficiadas nos próximos meses.

Outro trabalho que também deverá elevar o índice de instalação de LEDs em Londrina será a completa modernização da iluminação ornamental e viária dos lagos Igapó 2, Cabrinha e Lago Norte. Somente os três deverão ser contemplados com mais de 500 pontos, em serviço que deverá iniciar nas próximas semanas.

Equipe

Para dar conta de tanta demanda, a Sercomtel Iluminação, que existe há apenas quatro anos, conta com equipes treinadas que trabalham diuturnamente. Também conta com um quadro especial de colaboradores formado por 20 apenados do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon). A oportunidade, que tem o aval do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), faz parte da política de responsabilidade social da empresa.

As demandas não param. “Para nós, da empresa, tem sido uma satisfação muito grande atender as expectativas da prefeitura e do prefeito Marcelo. É um orgulho ver a cidade tão bem iluminada, mais segura, e com uma luz que consome menos”, destaca o presidente da companhia, Luciano Kühl.

Asimp/Sercomtel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.