Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre 2020 e 2021, incidência de furtos e arrombamentos nas unidades da rede caiu, respectivamente, 72% e 83%

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), já realizou a instalação do sistema de alarme monitorado em 78 das 122 unidades municipais de ensino. O número é equivalente a aproximadamente 64% do total de creches e escolas. Das 78 escolas contempladas, 41 possuem alarme e câmeras, e 37 contam apenas com alarme. Os sistemas estão ligados à central de emergência da Guarda Municipal (GM).

A ação faz parte do Plano de Segurança Municipal, elaborado pela SMDS, que estabelece diretrizes para investimentos em barreiras físicas e tecnológicas a fim de aumentar a segurança dos próprios públicos. A instalação começou em novembro de 2020 e faz parte do projeto Monitorar para Proteger, também da Defesa Social. A primeira unidade contemplada com o novo aparato tecnológico foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clélia Regina de Almeida Zotelli, região central.

Entre os meses de dezembro de 2020 e abril de 2021, foram contabilizados, em todas as unidades, 734 registros de disparos de alarme, ou seja, uma média mensal de 183,5 atendimentos. Quando comparados os anos de 2020 e 2021, no período compreendido entre janeiro e abril, as análises do setor de Estatística da Guarda Municipal apontam queda considerável no número de ocorrências registradas. No primeiro quadrimestre do ano passado, foram registradas 32 situações de furto e seis arrombamentos. Neste ano, já com o sistema de alarme em funcionamento, houve uma queda, respectivamente, de 72% e 83% nas infrações constatadas. Foram registrados seis furtos e um arrombamento no período correspondente.

Flagrante

Na madrugada de 8 de abril, a central de monitoramento da GM flagrou um homem dentro da Escola Municipal Eugênio Brugin, na zona sul. Com apoio da viatura da área, o suspeito foi localizado e recebeu voz de prisão em flagrante pela tentativa de furto e por dano ao patrimônio público. O local possui sistema de alarme e videomonitoramento conectado à central da Guarda Municipal.

A GM pode ser acionada através do telefone de emergência 153. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. A Secretaria Municipal de Defesa Social destaca que a participação da comunidade é de grande importância para que Londrina seja ainda mais segura.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.