Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nova ferramenta já está disponível no portal do Município; população poderá encontrar dados sobre os serviços prestados nas secretarias municipais e fortalecerá a transparência na administração pública

Foi realizado na quinta-feira (21) o lançamento da Carta de Serviços ao Usuário da Prefeitura de Londrina, criada em cumprimento à Lei Federal nº 13.460/2017, que entrou em vigor no dia 21/06. A implantação deste novo instrumento visa desburocratizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população à administração municipal, ao fornecer de forma organizada informações sobre os trabalhos prestados pelos órgão, bem como mecanismos de avaliação para tornar os atendimentos mais céleres e eficazes. O prefeito Marcelo Belinati e o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches, fizeram o anúncio no auditório da Prefeitura repleto de servidores de vários órgãos, secretários municipais, conselheiros e representantes de entidades.

A Carta de Serviços aos Usuários já está disponível no portal da Prefeitura, pelo endereço www.londrina.pr.gov.br. Para acessar, basta o usuário clicar em um banner com o nome do serviço no menu ao lado direito da página principal. Cerca de 515 serviços, de todas as secretarias, já estão à disposição no sistema que será atualizado constantemente.

Neste espaço virtual, o contribuinte encontrará uma lista com todas as secretarias e órgãos públicos municipais e os dados sobre os serviços prestados por eles, como a discriminação completa do que é realizado, horários e locais de funcionamento, telefones para contato, onde buscar mais informações, como funciona o atendimento, quais os documentos e requisitos necessários. Também é possível tomar conhecimento sobre prazos para a execução, mecanismos de consulta do andamento dos procedimentos, além de detalhes sobre os compromissos e padrões de qualidade do atendimento, prioridades de atendimento. Tudo será repassado por meio de uma linguagem cidadã, acessível a todos.

O prefeito Marcelo destacou que a Carta de Serviços será um importante instrumento de transparência do serviço público, criando bases para a melhora dos atendimentos e estimulando a participação da população, que poderá mostrar de forma concreta o que pensa e entende a respeito do poder municipal. “A função da administração pública é servir bem os cidadãos, e nada melhor que podermos ter esse retorno da sociedade. Com a aplicação desta Lei Federal e da ferramenta que implementamos, as pessoas terão a oportunidade de avaliar os serviços em cada uma das secretarias e órgãos da Prefeitura. Estamos trabalhando com afinco e transparência, criando as condições necessárias para que o servidor possa exercer bem sua função”, disse.

Segundo o ouvidor-geral, Alexandre Sanches, responsável por fazer a apresentação da Carta de Serviços ao Usuário durante a solenidade, a nova legislação que entra em vigor vem para fortalecer o papel do cidadão, dar mais voz e ampliar os direitos dos contribuintes, além de aprimorar os mecanismos de atendimento no serviço público. “A Carta de Serviços é um exemplo prático deste novo ciclo que se inicia, no qual o Município cria um compromisso com a sociedade e busca dar mais força de aplicação a legislações já existentes para estabelecer uma relação mais próxima com os cidadãos. A ideia é trazer alguns conceitos do setor privado, como metas e resultados a serem alcançados, para que cada secretaria e órgão possam corrigir suas falhas e melhorar seu desempenho”, destacou.

Pela internet, a comunidade terá sua vida facilitada com acesso rápido a um rol uniformizado de serviços e informações, onde o usuário saberá como procurar aquilo que deseja, identificando quais são os quesitos necessários para solicitar os serviços e procedimentos da Prefeitura. “Qualquer pessoa poderá acessar o sistema de casa ou do trabalho, economizando tempo e deslocamentos, muitas vezes desnecessários. A burocracia é o principal entrave no serviço público e uma das portas de entrada para a corrupção, por isso o Município está adotando medidas para criar uma nova cultura em Londrina”, afirmou Sanches.

Paralelamente a isso, a Prefeitura já vem atuando nesse sentido com ações de fortalecimento à Ouvidoria-Geral, que, a partir do fluxo e atendimento a demandas, pode elaborar propostas e soluções que se convertam em políticas públicas. Um exemplo é a capacitação “Transparência na Administração Pública”, que o setor está ministrando em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura. O curso tem aulas presenciais e virtuais e a finalidade é capacitar os servidores municipais a respeito da lei federal 13.460.  Ainda há vagas abertas e qualquer servidor pode participar, se inscrevendo pelo endereço http://bit.ly/EscoladeGoverno.

Novidades

A Carta de Serviços auxiliará na participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, assim como prevê a Lei nº 13.460/2017, que entra em vigor nos entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) com mais de 500 mil habitantes na data de hoje, dia 21 de junho de 2018. Entre as novidades trazidas nela estão a regulamentação das garantias de participação do cidadão na administração pública, por meio de avaliações periódicas dos atendimentos realizados aos usuários dos serviços públicos; aferição anual de índice de satisfação dos cidadãos; a criação do Conselho Municipal dos Usuários do Serviço Público e o fortalecimento dos trabalhos executados pela Ouvidoria, instituída como um canal de entrada, controle e participação social em formato de rede.

Renan Oliveira e Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.