Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades serão gratuitas e realizadas do dia 3 ao dia 7 de maio; elas serão realizadas em ambiente virtual e voltadas à saúde física, emocional e econômica das mulheres e mães

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas (SMPM) para as Mulheres, lançou, na manhã desta quinta-feira (29), uma programação de oficinas e palestras em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio. O lançamento aconteceu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

As atividades serão realizadas do dia 3 ao dia 7 de maio, a cada dia ofertando uma ação, como roda de conversa, oficina, palestra e live, com um tema relevante e importante ao universo das mulheres e mães. As atividades serão voltadas à saúde física, emocional e econômica deste público e contam com a parceria da Faculdade Pitágoras/Unopar e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

As ações são inteiramente gratuitas e voltadas a mulheres a partir dos 18 anos de idade. Elas acontecerão em ambiente virtual, pela plataforma Google Meet e Instagram da SMPM, para evitar aglomerações devido à pandemia do novo Coronavírus. Para se inscrever e obter mais informações, basta entrar em contato pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056. As vagas são limitadas.

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que levar o conhecimento da academia, em ações práticas voltadas à comunidade, é muito benéfico. “Será uma semana totalmente voltada às mulheres de Londrina, com temas relevantes que certamente farão a diferença para o dia a dia delas. Agradeço a Secretaria de Políticas para as Mulheres e as universidades parceiras pela excelente iniciativa”, afirmou.

A secretária municipal da SMPM, Liange Doy Fernandes, enfatizou que o intuito da pasta é oferecer informação e orientação às mulheres, ofertando todos os serviços de maneira gratuita. “E nada como a data alusiva ao Dia das Mães para trazermos mais informações relevantes a elas, aliadas aos conhecimento da academia. Espero que possamos contribuir com a qualidade de vida das mães e mulheres de nossa cidade”, disse.

A reitora da Pitágoras/Unopar, Flávia Pellissari Pomin Frutos, que também esteve presente no gabinete do prefeito, destacou que esta é uma oportunidade muito interessante de aproximação da academia com o setor público. “É uma forma de repassar, às mulheres de Londrina, aquilo que desenvolvemos na rotina acadêmica. Sabemos que existem grandes oportunidades para o desenvolvimento de ações voltadas a este público na sociedade. As palestras foram muito bem escolhidas, trazem temas relevantes, que vão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa parceria”, apontou. 

Também estiveram presentes no lançamento da programação do Dia das Mães, a diretora da SMPM, Lisnéia Rampazzo, e o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni.

Programação

 Na na segunda-feira (3), às 14 horas, haverá a palestra “Gestão da Pandemia da Covid-19: reflexões e desafios”, com a enfermeira Ana Carolina Souza Morgueti, do departamento de Enfermagem da Pitágoras/Unopar. Ela abordará os riscos da gestação no período da pandemia e dará orientações para as gestantes.

Na terça-feira (4), às 14 horas, o tema da palestra será “Pilates e seus benefícios”, com a fisioterapeuta Magda Maciel Ribeiro Stiva, do departamento de Fisioterapia da Pitágoras/Unopar. Na quarta-feira (5), às 14 horas, haverá a oficina “Dicas de como Economizar Energia Elétrica em sua Residência”, com o engenheiro Leandro Guerra, da área de Engenharia Elétrica também da Pitágoras/Unopar.

Na quinta-feira (6), a programação contempla duas atividades. Às 14 horas, a “Roda de Conversa: Ensino em Casa – refletindo sobre o papel mãe x educadora”, com a pedagoga Glória Cardozo, da Pitágoras/Unopar. E às 19 horas, a live “Maternidade Real”, com a psicóloga Waldericia Costa, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Minho, de Braga/ Portugal.

Por fim, na sexta-feira (7), às 14 horas, a programação contempla a oficina “Benefício da Planta Ora-pro-nóbis”, com Lyssa Setsuko Sakanaka, da UTFPR. A planta é uma fonte de fibras e tem alto teor de proteínas; e às 15 horas haverá a palestra “Ansiedade materna”, com a psicóloga Cinthia Screpanti Rodrigues, da Pitágoras/Unopar.

Após a realização das oficinas, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres vai iniciar um projeto com a Escola Clínica de Fisioterapia da Pitágoras/Unopar. Por meio desta iniciativa, que será divulgada durante a programação do Dia das Mães, as mulheres atendidas pela secretaria serão encaminhadas à Escola Clínica, para a realização de teleconsultas e atendimentos individualizados, com horário marcado, voltados a exercícios de pilates e atendimento às gestantes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.