Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Município tomou diversas medidas para garantir a proteção dos idosos e funcionários destes locais

O Município, por meio das secretarias municipais do Idoso e da Saúde, está fazendo o monitoramento diário dos idosos que residem nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Londrina, em especial nas três que são conveniadas à Prefeitura, como medida de prevenção ao coronavírus. Ontem (2), os secretários das pastas, Andrea Ramondini e Felippe Machado, anunciaram, em entrevista coletiva feita pela internet, as intervenções realizadas nestes locais.

A secretária do Idoso explicou que desde o início da pandemia em Londrina, em março, a secretaria, em parceria com a Saúde, tem feito o monitoramento diário desses idosos, tanto das ILPIs conveniadas, quanto das particulares. “Tomamos todas as medidas preventivas, orientadas pelos órgãos de saúde, para garantir proteção dos idosos e dos funcionários destes locais, com a edição de medidas de isolamento e de higiene, criação de um protocolo de admissão para novos residentes, entre outras ações. Também vacinamos, contra a gripe, todos os idosos destas instituições”, contou.

Segundo a secretária, com a confirmação de um caso de coronavírus dentre os idosos residentes em uma ILPI conveniada pela rede municipal, o qual infelizmente veio a óbito no dia 21 de maio, a Prefeitura lançou mão de nova etapa do Plano de Contingência, chamada intervenção, que consistiu na distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores das instituições e capacitação dos mesmos para o uso destes equipamentos, e o isolamento dos idosos sintomáticos, para evitar circulação viral.

Nesta etapa, também foi feita a testagem de todos os idosos residentes nas ILPIs.  Ao todo, foram realizados 361 testes rápidos para coronavírus, sendo 201 em idosos e 160 em funcionários. Todos testaram negativo. Na sequência, foram feitos outros testes nestas três instituições. Nesta etapa, duas instituições continuaram sem apresentar nenhum caso positivo para coronavírus e uma teve cinco idosos com testes positivados, com idade entre 75 e 89 anos.

Destes, três apresentaram sintomas leves e estão em isolamento nas instituições, um necessitou de internação hospitalar, o qual já teve alta e passa bem, e um foi encaminhado na noite de ontem para um hospital, por meio do SAMU, por conta de sua vulnerabilidade.  Os funcionários que apresentaram sintomas leves estão em isolamento domiciliar.  Até o momento, não há relatos de idosos com Covid-19 em instituições particulares.

Segundo Andrea, a Secretaria de Saúde fez a distribuição dos EPIs para as três instituições conveniadas, abastecendo-as por 15 dias. Depois, a secretaria do Idoso vai adquirir novos equipamentos para estes locais, garantindo itens para três meses, por meio do Fundo Municipal do Idoso aprovado no valor de R$ 350 mil, pelo Conselho Municipal do Idoso.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, contou que, agora, a Prefeitura iniciou a etapa de monitoramento, onde é feito o acompanhamento diário de todos os idosos residentes nestas instituições. “Desde início da pandemia, as ILPIs nos preocupavam muito, por isso tomamos todas as medidas de prevenção ao coronavírus nestes locais e executamos o Plano de Contingência, para alinharmos as orientações e medidas da Secretaria de Saúde com a do Idoso”, afirmou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.