Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Centro de Testagem e Aconselhamento terá horário estendido para realizar testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis

A partir desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a uma campanha em prol do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, em 1º de dezembro. A data é instituída por vários países, inclusive o Brasil, com o objetivo de reforçar a prevenção ao vírus HIV e ampliar o acesso a diagnósticos e tratamentos. Além disso, a campanha visa combater o preconceito, com suporte e apoio aos pacientes que convivem com esse diagnóstico.

Em Londrina, as ações serão conduzidas pelo Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais/Tuberculose. De segunda (30) a sábado (5), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atenderá em horário ampliado, no período da manhã e tarde, para a população que deseja realizar os testes rápidos. Esse exame diagnostica em poucos minutos se o paciente contraiu HIV, Sífilis, e Hepatites B e C, todas essas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O Centro de Testagem e Aconselhamento funcionará das 7h às 18h, de segunda (30) a sexta-feira (4). E no sábado (5), o atendimento será das 8h às 16h. O endereço é Alameda Manoel Ribas, 1, centro. Esses atendimentos precisam ser agendados previamente no Portal da Prefeitura. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o CTA pelos telefones 3378-0146 ou 3378-0147, das 7h às 12h30.

O teste rápido é considerado um importante meio de contenção da AIDS pois auxilia no diagnóstico precoce. Quanto antes for informado de que possui a síndrome, maior a chance de o paciente obter tratamento e acompanhamento adequado, o que reflete em melhor qualidade de vida.

“Os nossos esforços são para que a população se previna, evitando o contágio, e também para que, em caso de infecção, tenham acesso ao diagnóstico e tratamento. Mesmo com a pandemia, mantivemos os atendimentos do Centro Integrado de Doenças Infecciosas, um serviço especializado em diagnóstico e assistência aos pacientes com ISTs. Então a campanha vem reforçar esse trabalho, para conscientizar homens e mulheres, de todas as idades”, frisou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Além dos testes rápidos e aconselhamento aos usuários, a equipe do CTA também distribuirá folders explicativos e insumos de prevenção, como gel lubrificante e preservativos masculinos e femininos.

Segundo o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, as pessoas que procuram as unidades de saúde para exames de HIV, seja o teste rápido ou o sorológico, passam também por aconselhamento. “Em especial nos casos de resultado positivo, sempre reforçamos e explicamos questões importantes, como as doenças oportunistas, sintomas, e frisamos a questão da proteção para não transmitir a outras pessoas”, citou.

Quase quatro décadas após o reconhecimento da AIDS como doença, ainda há muito preconceito e desinformação sobre o tema. ““Infelizmente, o preconceito ainda é grande. E os serviços de saúde, mesmo especializados, podem enfrentar dificuldades com o próprio paciente. Já tivemos casos, por exemplo, de pacientes que não aceitam seus diagnósticos, mas sabemos que é o momento da pessoa e que deve ser respeitado. Por isso, todos os profissionais são capacitados sobre o aconselhamento, e entendem que para o paciente não é uma situação fácil, que cada um tem um contexto próprio”, disse Lentine.

Em Londrina, o teste rápido para HIV é ofertado no CTA, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica Psiquiátrica Vila Normanda, hospitais Zona Norte e Zona Sul, Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), Maternidade Municipal Lucila Ballalai, e nas maternidades do Hospital Universitário, Evangélico, do Coração e Mater Dei.

Números

Em 2020, no período de 2 de janeiro a 13 de novembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 1.214 testes rápidos para HIV, sendo que 61 (5,02) destes foram positivados. Nesse mesmo período, 56 (6,50%) eram do sexo masculino e cinco (1,42%) do sexo feminino. Em relação as faixas etárias, a maioria dos casos de infecção por HIV encontra-se na faixa de 20 a 34 anos, ocupando o percentual de 62,29% dos casos.

Analisando o mesmo período no ano de 2019, foram 1.620 testes rápidos para HIV, com 66 (4,07%) positivados. Em relação ao sexo, 56 (6,50%) do sexo masculino e 10 (2,16) do sexo feminino. Quanto às faixas etárias, a maioria dos casos também estava na faixa de 20 a 34 anos, com 69,70%.

Analisando o relatório emitido pelo CTA, o enfermeiro citou que, mesmo com o distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda é grande o número de pessoas que contraíram o vírus HIV. “E a AIDS tem uma dimensão que abrange todas as faixas etárias. Mas o que chama mais a atenção, entre homens e mulheres, são os números do sexo masculino. entre homens é muito maior. A porcentagem nos dados gerais é maior.  É um público que não frequenta a atenção básica, tem baixa procura nos serviços de saúde, o que acaba causando um número maior no nosso setor”, explicou.

Independente do sexo ou idade, a melhor forma de prevenir as ISTs continua sendo a proteção durante o sexo, com preservativo, mais as vacinas para hepatite e contra HPV. “E em caso de situações de risco, é possível usar as estratégias combinadas de prevenção, como a profilaxia pré e pós exposição, e a testagem regular. No Portal da Prefeitura colocamos todas as informações a respeito, com materiais próprios para a população em geral e para profissionais de saúde”, complementou Lentine.

Os materiais informativos podem ser acessados na página da Secretaria Municipal de Saúde, no Portal da Prefeitura de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.