Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Representantes de órgãos municipais realizaram uma reunião, na segunda-feira (23), para discutir a nova medida, que dispensa a necessidade de licença sanitária para empreendimentos de Baixo Risco

Com o objetivo de proporcionar mais agilidade aos processos de concessão de licenças sanitárias, a Prefeitura de Londrina está elaborando um novo decreto que regulamenta as atividades da Gerência de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde. Uma das principais atualizações da medida é a dispensa da necessidade de análise, por parte da Gerência, de empreendimentos econômicos listados como de Baixo Risco sanitário na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Além disso, a partir da nova norma, que substituirá o decreto municipal no 1.742/2018, o Município passará a adotar também a categoria de Médio Risco, que se somará às de Baixo e Alto Risco.

Na segunda-feira (23), representantes de diversos órgãos municipais realizaram uma reunião para discutir a nova norma, incluindo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; a coordenadora de Produtos da Gerência de Vigilância Sanitária, Juliana Segré; o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves; e outros integrantes das secretarias municipais de Fazenda; de Saúde; e da Procuradoria-Geral do Município (PGM). As alterações discutidas são baseadas na resolução no 153/2017 – de autoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – e na resolução no 1.034/2020, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa/PR). O texto do decreto, que deverá ser publicado na próxima semana, também inclui novos tipos de empreendimentos, entre as atividades econômicas que serão analisadas pela Vigilância Sanitária.

Ao todo, a equipe da Gerência de Vigilância Sanitária conta com 20 servidores. Desses, oito técnicos trabalham na análise de empreendimentos de Médio e Baixo Risco, sendo três fiscais para a área de Alimentos; quatro para Serviços; e um para Produtos. Já as atividades classificadas como de Alto Risco contam com duas enfermeiras e dois veterinários para processos relativos a Alimentos; dois farmacêuticos e quatro enfermeiras para a área de Serviços; e uma enfermeira e um farmacêutico no setor de Produtos. Somente no primeiro quadrimestre de 2021, o órgão concedeu 1.443 licenças, inspecionou 1.047 estabelecimentos e analisou 210 projetos arquitetônicos. Além disso, a equipe aprovou 31 projetos arquitetônicos.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou a importância do trabalho realizado pelos servidores da Vigilância Sanitária, salientando que é preciso valorizá-los, respeitá-los e oferecer condições adequadas para o exercício de suas atribuições. “Esses profissionais são extraordinários e fazem um trabalho de grande responsabilidade, que envolve a concessão de um número elevado de licenças, certidões e pareceres relativos a diversas atividades econômicas. Com a implementação de uma legislação mais moderna, daremos mais agilidade aos procedimentos, otimizando o trabalho das equipes e ajudando a cidade a crescer e se desenvolver”, disse.

Conforme o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, a adoção de medidas voltadas a desburocratizar o sistema de licenciamento de empreendimentos é essencial para Londrina. “O novo decreto atenderá todas as exigências do Sistema Único de Saúde, regulamentando-as em âmbito municipal. Por meio de inovações como essa, e trabalhando de forma segura e eficiente, vamos promover ainda mais o desenvolvimento econômico de Londrina”, afirmou.

O coordenador de Serviços, Alimentos e Saúde do Trabalhador da Gerência de Vigilância Sanitária, Marinaldo de Matos, explicou que, de acordo com a legislação, as atividades de Baixo Risco não são de interesse da Anvisa. Nessa classificação, incluem-se empreendimentos de artesanato em couro; produção de bijuterias; e lojas de materiais de construção, entre outros. Por isso, os processos relativos à abertura desses locais estarão dispensados de parecer do órgão. “Essa inovação vai contribuir para dar celeridade ao processo de trabalho das nossas equipes e agilizar a abertura de empreendimentos. Nós continuaremos a analisar os processos referentes às atividades de médio risco – como cabeleireiros, manicures e estúdios de tatuagem, entre outros – e os empreendimentos de alto risco, que incluem hospitais, clínicas e indústrias de medicamentos”, frisou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.