Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em dois dias de atividades, a Central de monitoramento já proporcionou impactos positivos na vida de diversas mulheres de Londrina

A Central de Monitoramento para Gestantes, Puérperas e Recém-nascidos, inaugurada na quarta-feira (13), já trouxe impactos positivos na vida de diversas mulheres, grávidas e puérperas, além de recém-nascidos. Em apenas um dia de atendimento, já que na quarta a equipe apenas levantou as informações a respeito das pacientes, foram atendidas 20 pacientes e identificadas situações de risco para estas mulheres.

A Central visa fazer o acompanhamento de mulheres no momento da gestação e no pós-parto por telefone, ou seja, sem que elas precisem sair de casa, o que é fundamental neste momento de pandemia do coronavírus que tem ocasionado a restrição da circulação de pessoas.

Segundo a enfermeira obstétrica e coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Alexandra Colmiran, na quinta-feira (14), as enfermeiras da Central fizeram 40 tentativas de atendimento por telefone, que resultaram em 20 consultas. “Nestas chamadas, foram passadas muitas orientações a mulheres que estão no puerpério, com relação aos riscos de infecção, sobre o desenvolvimento do bebê, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e a respeito da vacinação”, contou.

De acordo com Priscila, também foram feitos agendamentos de consultas para os bebês nas unidades e identificadas algumas situações de risco, que resultaram no acionamento da unidade de saúde que deverá fazer uma visita domiciliar a estas mulheres. “Também foram acionados outros serviços, como da Maternidade Municipal, para obter mais informações a respeito da criança”, disse.

A coordenadora contou que a equipe também identificou situações de problemas sociais, onde foram dadas orientações sobre os serviços que estas mulheres devem procurar, para solicitar apoio neste momento de problema financeiro. “Nossa preocupação não é somente com a saúde destas mulheres, mas também com os agravos sociais, que podem trazer um impacto importante no quadro emocional e social desta família, nós cuidados da criança, da mulher, e dos demais membros da família”, afirmou.

Kellen Silva e Silva foi uma destas mulheres atendidas pela central. Puérpera de oito dias, ela contou que recebeu diversas orientações importantes a respeito de sua saúde e do desenvolvimento do bebê. “Foi maravilhoso receber esta consulta por telefone, principalmente para evitar que eu me desloque até uma unidade logo após o parto, pois ainda sinto dores devido à cesárea. O atendimento foi ótimo e certamente esta é uma iniciativa que traz muitos ganhos para as mulheres de Londrina”, enfatizou.

Como funciona

A central foi criada para somar ao trabalho já realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atende gestantes de alto risco e risco intermediário, assistidas nos serviços de referência do município.  No primeiro momento a assistência é feita por telefone, por uma equipe de enfermeiras com apoio de médicos ginecologistas, que segue roteiro e protocolos que visam identificar situações de riscos e de fragilidades para mulheres e bebês, reduzindo possíveis agravos materno infantis, além de verificar se mãe e criança precisam de uma avaliação presencial.

Durante o atendimento, caso sejam identificadas situações de risco ou vulnerabilidade, a equipe aciona a unidade de saúde do território para que seja feita uma visita domiciliar a esta mulher ou o encaminhamento para os serviços de referência do Município, de forma precoce.

A porta de entrada para o atendimento na Central de Monitoramento é feita por meio da captação das usuárias que são atendidas pelos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como Maternidade Municipal, Hospital Evangélico e Hospital Universitário, e os serviços de referência para gestante de alto risco e risco intermediário. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Rua Amapá, 700.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.