Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) e Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), realiza nesta quarta-feira (21), das 8 às 12 horas, o encontro mensal do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) 2017. Além de promover a integração entre aposentados e pré-aposentados pela Prefeitura de Londrina, as atividades visam celebrar o Dia do Servidor Aposentado, comemorado oficialmente no dia 17 de junho.  

O encontro será na sede da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML), situada na Rua Kozen Igue, 270, Jardim Itatiaia. São convidados a participar servidores municipais que se aposentaram em 2016, os servidores com previsão de aposentadoria em 2017 e 2018, e também seus cônjuges.

A assistente social da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da SMRH, Marcelle Diorio de Souza, afirmou que as comemorações pelo Dia do Servidor Aposentado são formas de homenagear o trabalho e a dedicação desses profissionais. “É também uma forma de demonstrar para o servidor, e para a comunidade londrinense, o reconhecimento de sua importância como pessoa, como cidadão e participante na construção e desenvolvimento de Londrina”, destacou.

Neste encontro mensal do PPA 2017, haverá apresentação musical do aposentado Joaquim Domingues de Oliveira e do servidor da DSO, João Murari. Também será realizada palestra com o tema “Aposentadoria como um ciclo da vida”, e exercícios para estimular o cérebro. A atividade será conduzida pela assistente social e gerontóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Liz Clara Campos.

A programação do encontro inclui ainda café da manhã e atividades físicas, realizadas com a educadora física da AAPML, Vânia Cristina da Rocha.

Programa de Preparação à Aposentadoria – O Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) tem o objetivo de minimizar o impacto da aposentadoria. Para isso, busca prevenir situações que possam resultar em desajuste ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria.

Marcelle explicou que a aposentadoria é uma fase de transição na vida do trabalhador, que implica em mudanças, troca de hábitos cotidianos e afastamento habitual do trabalho. Ela contou que este impacto pode afetar a dinâmica familiar e social. “Entendendo que o servidor em fase de aposentadoria e o seu cônjuge devem refletir a respeito da vida na aposentadoria, em seus aspectos sociais, de saúde, psicológicos, econômicos e previdenciários, a Prefeitura implantou o Programa de Preparação à Aposentadoria em 1993. Desde então, o PPA tem sido desenvolvido para facilitar essa transição natural, oferecendo oportunidades de reflexão prévia, enquanto o trabalhador ainda executa suas atividades de trabalho”, contou a assistente social da DSO.

O PPA é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio de sua Diretoria de Saúde Ocupacional, em parceria com outras secretarias e órgãos municipais. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas diretamente pelo e-mail programa.aposentadoria@londrina.pr.gov.br.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.