Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Secretaria do Trabalho, Codel e sindicatos patronal e laboral da categoria se reuniram para definir as ações da campanha; primeiro passo será uma capacitação no dia 9 de julho

Representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, meios de Hospedagem e Gastronomia, Turismo e Hospitalidade de Londrina e Região (Sindehoteis) e Sindicato dos Salões Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares (Sincap), que representam os proprietários e prestadores de serviços de salão de cabeleireiros, se reuniram na SMTER para elaborar uma campanha para os profissionais do setor. O objetivo é capacitar os cabeleireiros para que os salões formalizem suas atividades como Microempreendedores Individuais (MEIs) e, a partir disso, efetuem a contratação do funcionário, resguardando os direitos do trabalhador e garantindo a segurança dos empregadores.

O primeiro passo da campanha de formalização será uma capacitação para informar aos cabeleireiros como se tornarem MEIS, explicando sobre os serviços disponíveis para quem tem essa condição e as vantagens de ter uma cidadania empresarial. Todas as dúvidas sobre o processo de formalização serão esclarecidas pelos profissionais da Sala do Empreendedor. A capacitação será no dia 9 de julho, às 9 horas, no auditório da SMTER, na rua Pernambuco, 162. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria Secretaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3373-5700.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, explicou o porquê da campanha voltada para os cabeleireiros. “Levantamos a informação que dos cerca de 20 mil MEIs registrados em Londrina, mais de 1.600 são ligados a esse setor. Se de todos eles nós conseguirmos que 10% contratem um funcionário com carteira assinada, serão mais 160 empregos criados na cidade. Além disso, queremos que os que ainda não se formalizaram se tornem MEIs, e, posteriormente também contratem. A formalização é muito importante pois ampara tanto o empregador quanto o trabalhador em diversos aspectos. Esperamos atingir um grande número de profissionais com a campanha”, comentou.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Eduardo Ribeiro Netto, ressaltou que o MEI é o primeiro passo para que uma empresa possa se desenvolver. “O Microempreendedor pode vir a se tornar uma microempresa, ou até uma empresa de pequeno porte algum dia. Por meio da Sala do Empreendedor nós damos todo o suporte necessário para que esses MEIs possam ser criados e se desenvolvam. É uma série de vantagens que a formalização traz para o profissional. Tudo isso será explicado na capacitação de 9 de julho, por isso esperamos os empreendedores nesse dia”, convidou.

Também participaram da reunião o presidente do Sincap, Antônio Carlos Pariete, o presidente do Sindhoteis, Luiz Carlos Garcia e funcionários da SMTER.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.