Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para execução dessas obras, serão investidos mais de R$10 milhões de reais, oriundos do governo federal mais contrapartida do Município

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, publicou na segunda-feira (28) dois processos licitatórios, para obras de duplicação da Rua Prefeito Faria Lima e da Avenida Amintas de Barros. Os editais e seus anexos podem ser consultados no Portal da Prefeitura, na página de Licitações, disponível no site www.londrina.pr.gov.br.

Os processos de licitação são na modalidade Concorrência, do tipo menor preço. O edital 0013/2018 compreende as obras de alargamento na Rua Prefeito Faria Lima, com um valor máximo de R$6.906.971,17. Já o edital 0012/2018 abrange a pavimentação asfáltica e obras de infraestrutura para o alargamento da Rua Amintas de Barros, contemplando também as ruas Antonio de Moraes Barros e Senador Souza Naves. O valor máximo previsto é de R$3.271.600,38.

As obras de duplicação da Faria Lima serão divididas em dois lotes. O Lote 1 compreende a duplicação do trecho da via que inicia na Rua Reverendo João Batista Ribeiro Neto até a Rua Bento Munhoz da Rocha; e o Lote 2 vai da Rua Bento Munhoz da Rocha, até a Avenida Maringá.

A diretora de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Denise Ziober, explicou que para execução destas duplicações, serão investidos recursos do Ministério das Cidades, financiados por meio do Programa Pró-Transporte. “São recursos que já estão garantidos e, como contrapartida, a Prefeitura já iniciou uma série de desapropriações nestas áreas”, destacou.

Denise informou que os editais publicados nesta semana integram um conjunto de obras essenciais para a cidade, que é conduzido pela administração municipal. “O prefeito Marcelo Belinati tem atuado para garantir os recursos necessários para manter esse ritmo de obras importantes, e as equipes das secretarias e órgãos municipais trabalham com afinco para que tudo corra dentro dos prazos estabelecidos”, detalhou.

Em relação à duplicação da Faria Lima, a diretora de Trânsito e Sistema Viário do Ippul citou que se trata de uma via estratégica de acesso à Universidade Estadual de Londrina (UEL), e que há alguns anos a região tinha como foco a agricultura. “Além da UEL, houve a implantação de uma nova universidade nesta rua, vieram os empreendimentos imobiliários de alta densidade, e os impactos que essas mudanças trouxeram no trânsito fizeram com que a população desejasse, por muito tempo, essa obra. E o Município lutou para trazer os recursos e garantir sua execução”, apontou.

Denise complementou que as obras de alargamento da Avenida Amintas de Barros, com as ruas Senador Souza Naves e Antonio de Moraes Barros, irão desafogar o trânsito e garantir um acesso seguro para ciclistas e pedestres. “O projeto desenvolvido pela equipe técnica do Ippul para esta obra contempla ciclovia, piso tátil, entre outras benfeitorias e melhorias. Sabemos que este é um caminho bastante saturado, especialmente nas horas de pico, quando o trânsito pára e começa o engarrafamento. Então a expectativa é que essa obra possa atender a população, resolvendo este importante gargalo da cidade”, ressaltou.

Licitações

As empresas interessadas em concorrer no certame devem apresentar, na Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Gestão Pública, dois envelopes. Um deles irá conter os documentos que comprovem os requisitos para habilitação, e outro a proposta comercial para execução das obras. Os envelopes para o edital 0012/2018 serão recebidos até 12h45 do dia 19 de setembro, com abertura agendada para 13 horas.

Quanto ao edital 0013/2018, os envelopes podem ser entregues até 12h45 do dia 20 de novembro, sendo que os envelopes com a documentação serão abertos pela comissão às 13 horas. A Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos fica localizada no piso térreo do prédio da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635.


Após a abertura dos envelopes de habilitação, a comissão responsável pelas licitações irá analisar critérios como regularidade fiscal, qualificação econômico-financeira, e a habilitação técnica (acervo), que é avaliada por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).


Finalizadas as verificações, serão publicadas quais as empresas estão habilitadas e desclassificadas do certame, iniciando prazo para impugnação de recursos e contra-recursos, de cinco dias úteis cada. Em seguida, são abertos os envelopes contendo as propostas comerciais das empresas classificadas. Inicia-se, então, uma nova fase de análise para confirmar se os valores contemplam todos os itens exigidos nas obras, seguido de publicação do resultado, com classificação do menor para o maior preço. Esta etapa terá novo prazo para pedidos de recursos.

O resultado final será homologado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública. Após a homologação, a empresa vencedora irá firmar o contrato para execução, com o Município, e poderá iniciar as obras após a assinatura da Ordem de Serviço.

A empresa responsável pelos trabalhos na Rua Prefeito Faria Lima terá 210 dias para concluir os serviços do Lote 1. Já o Lote 2 tem prazo de 270 dias.

Quanto às obras para alargamento da Avenida Amintas de Barros, o prazo de execução definido pelo contrato é de 12 meses, contados após entrega da Ordem de Serviço.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.