Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção do prefeito é universalizar os processos dentro do Sistema Eletrônico e tornar todos disponíveis pela internet para a população

A fim de modernizar os processos administrativos da Prefeitura de Londrina e de suas autarquias e fundações, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou na última quinta-feira (18) dois novos decretos municipais. A expectativa é que até o final desta gestão todos os processos estejam no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), eliminando, assim, dentro de três anos, os processos que hoje tramitam fisicamente por meio de papel.
 

Com o Decreto nº 1.525, de 15 de dezembro de 2017, o governo municipal sanciona o uso da versão 3.0 do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF). O atual sistema disponibiliza novas ferramentas e uma complementação de funcionalidades, dando uma nova cara à solução, sendo que uma das principais novidades é o peticionamento eletrônico.
 

Com ele, o cidadão poderá solicitar serviços para o Município sem ter a necessidade de ir até a sede administrativa da Prefeitura. Para tanto, será preciso fazer um cadastro de usuário externo no sistema, sem custo. Assim, o munícipe poderá abrir um processo, anexar documentos e acompanhar o protocolo e o andamento do trâmite feito pelas secretarias municipais, autarquias ou fundações em tempo real. Também será possível fazer a inserção de documentos em processos já autuados junto à Prefeitura por meio da ferramenta peticionamento intercorrente.
 

Para o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, o avanço do processo eletrônico é de fundamental importância para a melhoria da eficiência da gestão pública tanto no quesito transparência quanto na agilidade do processo, além de avanços no controle de prazos e universalização das informações. “Quanto mais os processos saem do papel e vêm para o digital, mais agilidade a gente tem e mais controle de prazos. Além disso, a transparência é muito maior, representando um avanço na publicidade dos atos porque o processo físico fica restrito a uma área, uma sala, uma gaveta e qualquer pessoa que queira acessá-lo precisa se deslocar até a Prefeitura. A partir do momento em que ele se torna digital, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Universalizar o sistema eletrônico é uma meta ousada, que trará benefícios para a cidade”, ressaltou.
 

Com a universalização do sistema, os servidores da Prefeitura e os usuários terão acesso 24 horas ao número do protocolo, documentos anexados, horário em que foi gerado, por quem foi feito e saberão até o endereço eletrônico (Internet Protocol - IP) do computador de onde partiu o protocolo. Dessa maneira, qualquer movimentação, atualização de informações, despachos ou autuação documental será identificável.
 

Antes, isso não era possível, pois o cidadão não tinha acesso ao processo eletrônico como um todo. Ele poderia consultar seu protocolo, mas para abri-lo era necessário vir até a sede administrativa da Prefeitura. Os procedimentos eletrônicos eram internos aos servidores públicos.
 

Benefícios do SEI
 

O diretor de Gestão de Informações e Arquivo Público (DGIAP) da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Márcio Horaguti, explicou que para a Prefeitura de Londrina a utilização do SEI versão 3.0 traz diversos benefícios. Entre os quais, os principais são: a garantia da segurança processual, visto que não será possível a retirada ou colocação de documentos sem o registro no sistema; a celeridade processual, pois a comunicação entre os órgãos municipais será feita de forma imediata e não dependerá mais de deslocamento até a sede administrativa da Prefeitura, e a economia com os gastos de impressão em papel e com o deslocamento de servidores e de carros oficiais para o transporte dos documentos.
 

Além desses, a mobilidade também é uma vantagem, porque o prefeito, secretários, gestores municipais ou qualquer outro(a) servidor(a) que precisar assinar a documentação poderá fazê-lo via aplicativo de celular ou tablet, promovendo mais transparência do Poder Público e maior interação com o cidadão.
 

Histórico

A Prefeitura de Londrina foi uma das pioneiras no Brasil a utilizar o Sistema Eletrônico de Informação ao institucionalizá-lo através do Decreto 1.219, de 21 de setembro de 2015. A ferramenta passou a ser usada em 4 de janeiro de 2016, com a primeira versão, a 2.6. Com o decorrer do tempo, o SEI recebeu atualizações advindas do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e de outros órgãos do Executivo Federal.
 

Hoje, são 135 tipologias processuais cadastrados nessa plataforma, principalmente vinculadas às áreas de Licitação, Procuradoria e da Controladoria. Até início de dezembro de 2017, foram contabilizados 79 mil processos. Mas, desde janeiro de 2016, foram cadastrados 120 mil processos eletrônicos na Prefeitura de Londrina.
 

A intenção é que todos os processos executados pela administração direta e indireta estejam no SEI em três anos. Para isso, os gestores municipais terão 36 meses para planejar, mapear e implementar os processos administrativos de seu Órgão/Entidade no SEI.
 

No Brasil

No início do ano passado, o sistema teve uma implantação crescente em todo o território nacional devido sua adoção pelo governo federal. Agora, todos os 117 órgãos federais passaram a usufruir do sistema. Atualmente, instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já fazem uso do SEI. Todos os órgãos que utilizam a ferramenta recebem gratuitamente do Tribunal Regional Federal da 4ª região e suas atualizações.

Programa PEMSEI

O Processo Eletrônico Municipal – Sistema Eletrônico de Informação (PEMSEI) foi instituído nos órgãos de administração direta e indireta pelo Decreto nº 06, de 3 de janeiro de 2018, com o objetivo de institucionalizar o processo eletrônico por meio da ferramenta SEI em toda Prefeitura.
 

Uma equipe será formada para estipular os tipos de processos que serão colocados à disposição da população, o chamado Comitê Gestor. Integrarão sua base os representantes do Comitê de Desburocratização da Prefeitura, Diretoria de Gestão de Informações e Arquivo Público (DGIAP), da Secretaria Municipal de Gestão Pública, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, da Controladoria Geral do Município e da Ouvidoria Geral do Município.

Esse grupo, por meio de estudos, selecionará os tipos de processo que vão estar à disposição da população. Segundo o presidente do Comitê de Desburocratização da Prefeitura, Roberto Alves Lima Junior, os primeiros processos serão referentes à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).

Os usuários externos terão acesso primeiro aos procedimentos da Diretoria de Loteamento. Estarão à disposição o serviço de fracionamento de terrenos e de aprovação de projetos. Neste último, a população poderá fazer a consulta prévia de projetos de obras facilitando o trabalho de engenheiros e arquitetos, pois eles não precisarão mais se deslocar até a Prefeitura com seus projetos impressos. Poderão anexá-los em formatos digitais como o PDF, por exemplo.
 

Já no fracionamento de terrenos, as pessoas que desejam dividir seus terrenos poderão fazer a solicitação via o SEI, bastando apenas preencher os dados necessários e anexar a documentação requerida pelo sistema. Toda a comunicação estabelecida entre o contribuinte e a Prefeitura será feita pelo sistema. “Aqueles que se cadastrarem não terão mais a necessidade de ir até a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação para obter esses serviços, que até então eram feitos somente fisicamente, ou seja, por meio de papel. Assim, de casa ou do escritório os contribuintes poderão solicitar os serviços e acompanharem seu processo”, explicou o Lima Junior.
 

Para que todos os processos estejam disponíveis pela internet até o final desta gestão, a Comunidade de Negócios fará um cronograma de implantação.
 

Aplicativo de celular

Além do SEI e do PEMSEI, o Município está disponibilizando o aplicativo do sistema para os servidores. Ele está disponível para as plataformas IOS e Android. Dessa forma, sempre que o funcionário público estiver se deslocando ou fora da Prefeitura poderá acessar o sistema através do celular ou tablet conectado à internet.

Isso garantirá que secretários municipais, diretores, gerentes e o próprio prefeito Marcelo Belinati possam assinar eletronicamente todos os documentos. O acesso móvel era permitido na versão 2.0 do SEI, mas não havia um aplicativo específico para isso, o que tornava a conexão lenta e mais difícil.

“Para que o documento físico seja assinado é preciso aguardar que ele chegue até sua mesa, mas o assinado eletronicamente precisa apenas de um ou dois cliques, porque só precisa de um computador ou celular e da conexão de internet. A partir do momento em que os processos forem sendo disponibilizados, o cidadão não precisará mais vir até a Prefeitura”, explicou Horaguti.

Os dois decretos e a disponibilização do aplicativo de celular são ações que se complementam, universalizando o processo eletrônico na Prefeitura de Londrina.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.