Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ações em diversos pontos da cidade acontecerão das 8h às 12h e visam chamar a atenção das pessoas para os cuidados rotineiros que devem ser tomados por todos

Para fechar a Semana de Atividades de Conscientização sobre a Dengue, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá, neste sábado (27), das 8h às 12h,  o chamado Dia D de combate à dengue. A ação segue o instituído pela Portaria no 1.934/2003, do Governo Federal, que prevê a realização do Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, realizado sempre no último sábado de novembro.

O coordenador de Endemias da SMS, Nino Ribas, explicou que a atenção aos cuidados contra a dengue deve acontecer durante o ano inteiro. Mas, o Dia D vem para chamar a atenção de toda a população para os cuidados simples e diários que devem ser aplicados cotidianamente. “O combate à dengue tem que ocorrer todo dia, por isso contamos com o apoio da população. Esse dia é para chamar a atenção dos munícipes para a inserção de todos ao trabalho de eliminar possíveis criadouros e lembrar que a dengue, por mais que nós estejamos vivenciando um momento complexo devido à Covid-19, também é uma realidade”, ressaltou.

Uma grande atração desta edição será no Calçadão, onde haverá agentes de combate às endemias fantasiados de super heróis. Eles vão abordar os cidadãos que passarem pelo local e darão instruções sobre medidas e cuidados preventivos contra o mosquito transmissor das doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Também haverá enfermeiros e enfermeiras aferindo a pressão arterial e medindo a glicemia dos interessados.

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (25), Londrina registrou 20.460 notificações relativas à dengue desde o dia 1º de janeiro de 2021 até o momento. Deste total, 12.845 exames tiveram resultado negativo, 7.283 casos foram confirmados e 332 estão em análise. No mesmo período, foram contabilizados oito óbitos pela doença.

O Dia D de Combate à Dengue é realizada em parceria com o INESUL e SESC. Ela acontecerá em diversas regiões da cidade, com o trabalho de 63 agentes de combate às endemias. Confira abaixo os locais onde haverá ação.

REGIÃO

AÇÕES

QUANTIDADE DE AGENTES DE ENDEMIAS

Norte

Blitz na Av. Saul Elkind (em dois pontos) e divulgação Muffato

14

Sul

Divulgação Muffato Cafezal

4

Leste

Divulgação Muffato Aeroporto e blitz saúde UBS Vila Casoni

10

Oeste

Panfletagem terminal oeste e blitz UBS Alvorada

4

Noroeste

Panfletagem bairro e terminal Ouro Verde

5

Central

divulgação Muffato Duque e Terminal Central

10

Calçadão

Ação Heróis Contra Dengue

17

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.