Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), a partir das 8 horas, a Prefeitura de Londrina realiza a primeira edição de 2018 do mutirão de serviços “Movimenta Londrina”. A ação acontecerá na região oeste e terá abrangência no bairro Shangri-lá B e Jardim do Sol. O ponto de encontro será na praça da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, entre as ruas Darcirio Egger e Dionísio Kloster Sampaio.

O “Movimenta Londrina” é uma iniciativa da gestão do prefeito Marcelo Belinati, cujo objetivo é otimizar as ações e mão de obra, concentrando-as em uma única região de uma só vez, com a consequente redução de custos para estes serviços de manutenção. Assim, são realizados diversos serviços essenciais, como tapa-buracos, limpeza de vias, capina e roçagem, entre outros.

O chefe de Gabinete da Prefeitura e coordenador do “Movimenta Londrina”, Bruno Ubiratan, ressaltou que o projeto visa atender, de forma emergencial, os bairros que mais precisam, levando os serviços essenciais da Prefeitura. “Este ano continuaremos com os mutirões. Tivemos um período intenso de chuvas, que inviabilizou a realização do programa, mas agora estamos retomando a iniciativa, levando os serviços que a população mais necessita”, apontou.

Nesta edição, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação executará o recape asfáltico e tapa-buracos de ruas, o desentupimento de bueiros e melhorias na iluminação pública. Também iniciará, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a execução de uma pista de caminhada na praça do Shangri-lá, adequada aos padrões da legislação municipal.

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) vai distribuir mudas de árvores, além de fazer a poda, capina e roçagem de prédios públicos, unidades escolares e de saúde. O ônibus da Biblioteca Móvel também estará no local, para atender crianças e adolescentes interessados em aprender mais sobre o meio ambiente. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) cuidará da capina e roçagem de avenidas e praças, além da limpeza, varrição, orientação sobre a separação dos materiais reciclados e sinalização viária.

No mesmo dia, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) fará a manutenção das praças esportivas e a Secretaria Municipal de Educação a manutenção de unidades escolares dos bairros, como pinturas e reparos. A Sercomtel Iluminação fará reparos nas luminárias dos bairros, e a Guarda Municipal também estará presente, fazendo o patrulhamento na região.

Durante a iniciativa, a população irá contar ainda com serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Também haverá orientação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, além de atividades físicas para os idosos. A comunidade poderá fazer o descarte de equipamentos eletrônicos, por meio da atuação da ONG E-Lixo. Serão aceitos artigos como televisores antigos, cabos, fios, baterias de celular, placas de computador e outros equipamentos eletrônicos.  

Também participa desta edição do Movimenta Londrina o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), com a elaboração dos projetos arquitetônicos. Do governo do Estado, comparecem a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Companhia Paranaense de Energia (Copel).

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.