Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o vereador Jairo Tamura e a Unicesumar; interessados no tema poderão participar das palestras, realizadas nos formatos presencial e on-line

Estão abertas as inscrições para as palestras da “Semana do Autismo: conhecer para incluir”, que será realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Serão três dias de encontros, em 5, 6 e 7 de abril, às 19h, nas modalidades on-line e presencial, no campus da Unicesumar Londrina (Avenida Santa Mônica, 450). A Unicesumar é parceira da iniciativa, assim como o gabinete do vereador Jairo Tamura.

A atividade é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, a fim de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista.

Para a participação presencial, foram disponibilizadas 250 vagas; já na transmissão on-line, pelo YouTube, não há limite de vagas. Os links para assistir pelo YouTube são: 1º Dia – https://youtu.be/RguWqgXGOiM; 2º Dia – https://youtu.be/pER_Pk9rGB8; 3º Dia – https://youtu.be/nOyhfkhycyY.

As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio da Escola de Governo de Londrina. Clique aqui para se inscrever na Turma Presencial (chave SATP-2022), e aqui para Turma Online (Chave SATOL-2022). As palestras são abertas para qualquer interessado no tema, incluindo professores, estudantes de Pedagogia e de outras áreas e profissionais que atuam com o espectro autista.

De acordo com a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola Rogério, as atividades vão trabalhar as possibilidades de informação, conhecimento e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características e as necessidades demandadas pelo transtorno. “O objetivo é possibilitar espaços de reflexão de toda a sociedade para o acolhimento e a inclusão eficaz desse público. Somente no Brasil, estima-se que há 2 milhões de pessoas com transtorno, o que reforça a importância da informação para que a população possa se conscientizar sobre o assunto”, informou.

Programação

No dia 5 de abril, será realizada a abertura da Semana do TEA, com cerimonial e uma apresentação artística dos alunos da Escola Manain – Centro Ocupacional de Londrina (COL). Na sequência, será realizada a palestra “Conhecendo o TEA: Características e diagnóstico”, com a psicóloga Luciana Helena da Silva, do Instituto Carpe Diem, e o psicólogo Maicon Douglas Ferreira de Almeida, da Aba Kids. As instituições são parceiras da SME e especializadas no TEA.

No dia 6, a professora Josiane Rodrigues Barbosa Vioto conduz a palestra “Práticas Pedagógicas Desenvolvidas em Contextos Escolares Direcionadas a Alunos com Transtorno do Espectro Autista”. Por fim, no dia 7, acontecerá a Roda de Conversa: Experiências Exitosas na Escolarização do Estudante Autista. Estarão presentes Cintia Alves Silva Martins e Emilia Kazue Kobayashi Scaliante, diretoras de unidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal; Isabela Floripes Sanches, coordenadora pedagógica da Escola Manain; e Guilherme Cesar Meneguci, estudante universitário do curso de Direito (Unicesumar).

Sobre o TEA

O Transtornos do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, refere-se a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas. O diagnóstico possível a partir dos sintomas de autismo é comum na infância, ocorrendo normalmente entre 2 e 3 anos de idade.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.